Foram necessários 38 anos, mas finalmente o álbum de estreia dos Ramones ganhou um disco de ouro - ou seja, atingiu a marca de 500 mil cópias vendidas nos EUA. Apesar de terem seu nome estampado em milhões de camisetas ao redor do mundo, a verdade é que o quarteto de Nova York nunca gozou de grande sucesso comercial em sua terra natal. Esse é apenas o segundo disco de ouro conquistado pela banda - o outro foi conseguido pela coletânea "Ramonesmania" de 1988.

Apesar de ter fracassado comercialmente - quando lançado em 1976 ele não foi além do 111° lugar da parada americana - "Ramones" se tornou um dos álbuns mais influentes da história do rock. Não fosse por ele, é bem provável que inúmeras bandas - do Clash e Sex Pistols ao Green Day, passando por U2 ou, no Brasil, a Legião Urbana - não teriam existido.

Ramones
Ramones A capa de "Ramones"
Essa importância da banda já foi amplamente reconhecida pelos críticos - é difícil achar uma lista de melhores discos de todos os tempos que não tenha "Ramones" incluído na seleção- e pelo Hall da Fama do Rock 'n' Roll - a banda faz parte dele desde 2002.

Dos quatro músicos que gravaram o álbum, apenas o baterista Thomas Erdelyi - ou Tommy Ramone - está vivo. O vocalista Joey Ramone morreu em 2001, Dee Dee Ramone, o baixista, se foi no ano seguinte e Johnny Ramone que tocava guitarra, em 2004.

Ouça "Ramones" - com suas 14 faixas em menos de 30 minutos - na íntegra:



Ouça o som simples e imortal dos Ramones aqui no Vagalume!