O Belle And Sebastian está de volta ao estúdio. Os escoceses, um dos favoritos entre os fãs de indie rock, não lançam um álbum de inéditas desde 2010.

Resta saber agora se a história de que o disco será inspirado no festival Eurovision são de fato verdadeiras ou apenas uma brincadeira do líder Stuart Murdoch.

Falando para a edição americana da Rolling Stone, Murdoch explicou um pouco sobre o conceito. Ele explica que foi graças ao Eurovision que o ABBA se tornou famoso em 1974, mas que essa foi a última grande música a vencer o festival, onde cada país Europeu envia uma canção para concorrer.

Belle & Sebastian
Belle & Sebastian Stuart Murdoch
Murdoch diz que desde essa vitória do ABBA o festival só decaiu, mas que ao mesmo tempo, ele é a única coisa que realmente une a Europa e permite que os países saibam um pouco do que se passa com os seus vizinhos.

Murdoch falou para a banda que a sua ideia para o novo álbum seria a de que cada música tivesse um clima em específico. Algo como: "essa canção poderia estar competindo pelo Chipre em 1974, enquanto essa poderia ser a escolha da Alemanha em 1989."

Como isso vai soar no resultado final é algo que ainda precisa ser visto, mas Murdoch já adverte que é bem capaz que esse conceito não apareça no resultado final, "mas o espírito estará lá." O álbum ainda não tem data de lançamento prevista.

O indie melódico do Belle & Sebastain você escuta aqui no Vagalume!