O baterista dos Stooges, Scott Asheton, morreu no sábado dia 15. A notícia foi confirmada pelo vocalista da banda, Iggy Pop em sua conta no Facebook. "Meu grande amigo Scott faleceu na noite passada. Scott era um grande artista e eu nunca ouvi ninguém tocar bateria com tamanha expressão quanto Scott Asheton. Ele era como um irmão. Ele e Ron deixaram um enorme legado para o mundo" - aqui Iggy faz referência ao guitarrista Ron Asheton, irmão de Scott e também membro dos Stooges, morto em 2009.

Iggy lembrou que: "os Ashetons sempre foram e continuarão a ser uma segunda família para mim", e terminou mandando seus pensamentos para a família do músico que morreu aos 64 anos de causa ainda não confirmada.

História


The Stooges letras
Os Stooges surgiram na segunda metade dos anos 60 em Michigan nos EUA. Apesar de seus dois discos originais terem vendido poucas cópias, eles foram de enorme influência para a história do rock. David Bowie, foi um dos que sempre se declarou um enorme fã da banda, sem nunca ter negado a influência que a banda teve em sua carreira.

O grupo também foi influência decisiva no surgimento do punk rock, graças às suas canções simples e pesadas e os shows caóticos.

Sem alcançar o sucesso comercial e com seus integrantes seriamente envolvidos com drogas pesadas, o grupo desintegrou-se em 1971. Três anos depois a banda se reuniu em uma nova configuração com Scott Asheton passando a tocar baixo e James Williamson assumindo a guitarra - com o apoio de David Bowie, mas a banda novamente se desintegrou.

Os Stooges originais, sem o baixista Dave Alexander, que já havia morrido em 1975, voltaram a se reunir na década passada, já gozando do status de lendas do rock. A banda fez várias turnês e gravou um álbum de retorno em 2007.

The Stooges
The Stooges James Williamson, Iggy Pop e Scott Asheton
Com a morte de Ron Asheton, Iggy Pop teve a ideia de chamar James Williamson novamente para tocar na banda, que agora contava com o baixista Mike Watt.

Com essa formação o grupo lançou mais um trabalho no ano passado. O título do disco "Ready to Die" ("Prontos Para Morrer"), não poderia ter sido mais profético.

Relembre Scott Asheton ao som do clássico dos Stooges "I Wanna Be Your Dog".



Ouça os Stooges e as bandas que eles influenciaram como Ramones, Sex Pistols e Nirvana, aqui no Vagalume