Vagalume
O Vagalume fez uma lista com as 25 músicas mais marcantes de filmes indicados ao Oscar. Algumas dessas obras não levaram uma estatueta para casa, mas definitivamente marcaram época com suas canções. Já outras músicas, além de serem premiadas, são sucessos lembrados até hoje.

Reunimos algumas das músicas mais marcantes dos últimos 30 anos. De clássicos como "Eye Of The Tiger" de "Rocky III" e "My Heart Will Go On", de "Titanic".

Porém, canções mais recentes não foram esquecidas, como "Jai Ho", de "Quem Quer Ser Um Milionário?" e a balada do filme "Once", "Falling Slowly".

Leia a história de cada uma das músicas. Este especial é um resumo do que melhor aconteceu nos últimos 30 anos do Oscar.

Confira agora "As 25 Mais do Oscar"!

_____________________________________________________________________

"Titanic" (1997)

Até hoje um dos maiores fenômenos do cinema, "Titanic", obra do diretor James Cameron, não será esquecida tão cedo. Além de ter a segunda maior bilheteria da história (perdeu a liderança recentemente para Avatar do próprio Cameron), o filme é um dos maiores vencedores da história do Oscar, com 11 estatuetas, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Tão marcante quanto o filme é a música tema de Titanic, "My Heart Will Go On", interpretada por Celine Dion.

A canção ganhou um Oscar (o segundo na voz da cantora canadense) e se tornou no maior hit de 1998, com vendagem recorde seu single ao redor do mundo.

A música levou outras importantes premiações, como o Globo de Ouro de "Melhor Canção" e três Grammys, em 1999 (entre eles o de Gravação do Ano e Música do Ano).

_____________________________________________________________________

"Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008)

O fenômeno dos cinemas em 2008, "Quem Quer Ser Um Milionário", obra do diretor inglês Danny Boyle conquistou plateias de todo o mundo.

Não bastasse isso, foi o grande vencedor da 81ª edição do Oscar, ganhando inclusive o prêmio de Melhor Filme.

Portanto, não foi nenhuma surpresa "Quem Quer Ser Um Milionário" levar também o prêmio de Melhor Canção na festa do Oscar.

A obra do músico e produtor indiano Ar Rahman fez tanto sucesso, que logo foi regravada. O grupo Pop Pussycat Dolls fez sua versão para "Jai Ho! (You Are My Destiny)", que conta com a participação de Ar Rahman.

_____________________________________________________________________

8 Mile (2002)

Ao escrever com Louis Resto "Lose Yourself", Eminem transformou uma canção da trilha sonora do filme estrelado por ele mesmo, "8 Mile", na canção do gênero Hip & Hop de maior sucesso na história.

A música não apenas ganhou a estatueta de melhor canção do Oscar, como foi o maior sucesso da parada norte-americana, em 2002. Para completar, "Lose Yourself" foi a música mais ouvida também na Europa, em paradas influentes como a britânica.

"8 Mile" é uma autobiografia. Conta a história de Eminem antes de fazer sucesso, quando vivia em Detroit. Sua performance como ator também foi muito elogiada pela crítica especializada, o que certamente concedeu para Eminem o status de estrela no ano de 2002.

_____________________________________________________________________

"Armageddon" (1998)

"Armageddon" passou longe das principais indicações do Oscar, o que não foi nenhuma surpresa. Porém, o filme dirigido por Michael Bay teve dois méritos: além de ser a maior bilheteria de 1998, superando "O Resgate do Soldado Ryan", o filme teve em sua trilha sonora um dos maiores sucessos do ano.

"I Don't Want To Miss A Thing" dos roqueiros veteranos do Aerosmith marcou presença em todas as paradas pelo mundo e ainda ganhou uma indicação no Oscar para melhor canção.

Apesar de ter perdido o páreo para a faixa do filme "O Príncipe do Egito", a música foi responsável por apresentar o Aerosmith para uma nova geração de fãs.

Curiosidade: "I Don't Want To Miss A Thing" é uma composição da cantora de Country Diane Warren. Ela afirmou que a canção originalmente foi escrita para a interpretação de Celine Dion.

_____________________________________________________________________

"The Wonders, O Sonho Não Acabou" (1996)

Hoje já um clássico da Sessão da Tarde, "The Wonders, O Sonho Não Acabou" é um projeto dirigido e escrito por Tom Hanks.

O filme foi sucesso de crítica e público e sua trilha sonora é um dos pontos altos.

"That Thing You Do" foi sucesso nas paradas e acabou indicada na categoria de Melhor Canção. Perdeu para "You must love me" do filme "Evita", mas sem sombra de dúvidas é muito mais lembrada hoje pelo grande público do que sua concorrente.

Curiosidade: a música é uma composição de Adam Schlesinger, baixista da banda de rock alternativo Fountains Of Wayne.

_____________________________________________________________________

"Moulin Rouge!" (2003)

O filme "Moulin Rouge!" marcou a volta dos musicais na corrida das principais categorias do Oscar. Em 2003, o filme dirigido por Baz Luhrmann teve oito indicações, incluindo a de melhor filme.

Além de ser reconhecido nas principais premiações da temporada, o filme levou também multidões ao cinema, tornando-se um dos maiores sucessos de 2003.

Como musical, o filme traz inúmeras atrações em sua trilha sonora, com a presença de grandes nomes da música como David Bowie, Massive Attack, entre outros.

Mas, o destaque mesmo é a participação de Christina Aguilera, Lil Kim, Mya e Pink que juntas cantam o maior sucesso desta trilha, "Lady Marmalade (feat. Lil' Kim, Mýa, Pink)".

_____________________________________________________________________

"Ghost" (1990)

Um dos maiores sucessos do cinema, "Ghost" conta a história de um homem, que mesmo depois de morto, fica na Terra como um fantasma para proteger sua esposa.

Estrelado por Patrick Swayze e Demi Moore, o filme foi indicado para alguma das principais categorias do Oscar: melhor filme, melhor roteiro original (do qual foi vencedor), melhor atriz coadjuvante (vencida por Whoopi Goldberg) entre outros.

"Ghost" traz em sua trilha sonora um sucesso dos anos 60, que voltou a tocar bastante na época do filme: a marcante balada "Unchained Melody", dos Righteous Brothers.

_____________________________________________________________________

"Robin Hood, O Príncipe dos Ladrões" (1991)

"Robin Hood, O Príncipe dos Ladrões" fez relativo sucesso, porém não foi lembrado nas principais premiações de cinema.

Com uma única exceção: sua música tema, que acabou indicada para Melhor Canção. "(Everything I Do) I Do It For You" de Bryan Adams acabou perdendo o prêmio para "Beauty And The Beast (with Peabo Bryson)" do filme "A Bela e a Fera".

Entretanto, este foi um dos maiores sucessos das paradas internacionais em 1991. O hit de Bryan Adams ficou sete semanas no topo da Billboard e tem até hoje o recorde da parada de singles britânica, onde ficou por 16 semanas consecutivas em primeiro lugar.

_____________________________________________________________________

"Flashdance" (1983)

Definitivamente Flashdance não foi um dos mais queridos entre os críticos no ano de 1983. Porém, o público fez do filme o terceiro mais assistido nos Estados Unidos. Logo, o título se tornou um sucesso pelo mundo.

Um dos pilares para conquistar o público certamente foi a trilha sonora de "Flashdance", com músicas que se tornaram muito populares na época, como "Maniac", de Michael Sembello.

O destaque, sem dúvidas, foi "What A Feeling", música da cantora Irene Cara que foi um grande sucesso de público e conquistou diversos prêmios.

Além do Globo de Ouro e Grammy, "What A Feeling" foi a grande vencedora na categoria Melhor Canção, no Oscar de 1983.

_____________________________________________________________________

"Rei Leão" (1994)

Outra grande sucesso da era definida como Renascimento Disney, "Rei Leão" foi uma animação sucesso de público e crítica.

A obra levou o prêmio de Melhor Filme (comédia ou musical) do Globo de Ouro de 1994, o que deu credencial para "Rei Leão" ter chances de disputar o Oscar de Melhor Filme, mas isso não acabou acontecendo.

Porém, a Academia premiou amplamente o título nas categorias musicais. Além de levar o prêmio de melhor trilha, o filme teve três indicados para a categoria Melhor Canção.

E foi com "Can You Feel The Love Tonight?" de Elton John que "Rei Leão" foi premiado.

_____________________________________________________________________

"Rocky III" (1982)

Esta é mais uma daquelas canções que se confundem com o filme. Quando os primeiros riffs de "Eye Of The Tiger" são executados, fica difícil não se lembrar das cenas do filme "Rocky III", um dos grandes sucessos do cinema, nos anos 80.

O filme não acabou lembrado nas principais categorias, mas ganhou uma indicação para Melhor Canção. Apesar de não ter levado o prêmio, "Eye Of The Tiger" foi eternizada.

Na época de seu lançamento (1982) chegou ao topo das paradas mundiais e ainda rendeu ao grupo Survivor o Grammy de melhor performance de Rock.

_____________________________________________________________________

"Philadelphia" (1993)

Um dos filmes de mais sucesso dos anos 90, "Philadelphia" comoveu o mundo não apenas pela interpretação de seus atores, como também pela sua música.

Foi a partir da interpretação neste filme, que Tom Hanks ganhou o status de um dos maiores atores de sua geração. Neste ano e no seguinte (indicado pelo filme "Forrest Gump"), ele levou o Oscar de melhor ator.

"Philadelphia" conquistaria mais uma estatueta na 66ª edição do Oscar. E foi com a canção "Streets Of Philadelphia" de Bruce Springsteen.

Esse acabou se tornando um dos maiores sucessos da carreira de The Boss. A música acabou fazendo até mais sucesso na Europa do que nos Estados Unidos, conquistando as paradas de países como França e Alemanha.

_____________________________________________________________________

"Tarzan" (1999)

"Tarzan" foi mais um grande sucesso da Disney nos anos 90, conquistando grandes bilheterias pelo mundo.

Apesar das críticas positivas, o filme não foi reconhecido nas principais categorias do Oscar. Mas ainda assim, levou uma estatueta para casa.

Com a balada de Phil Collins, "You'll Be In My Heart", "Tarzan" levou a estatueta por Melhor Canção.

E como acontece até hoje, a música também conquistou seu espaço nas paradas de sucesso, garantindo para Collins o retorno ao Top 40 da parada norte-americana, depois de 5 anos de ausência.

_____________________________________________________________________

"Jovens Demais Para Morrer" (1990)

"Blaze Of Glory" é mais uma canção que leva "sozinha" um filme ao Oscar. A canção de Jon Bon Jovi levou o filme de ação "Jovens Demais Para Morrer" ao Oscar, na categoria Melhor Música.

Apesar disso, a canção não saiu vencedora da 63ª edição do Oscar.

"Blaze Of Glory" é repleta de curiosidades. A primeira delas é que se trata da primeira e única música de Jon Bon Jovi longe de sua banda a chegar ao primeiro lugar das paradas norte-americanas.

Porém, a história mais interessante é de como a música fez parte da trilha de "Jovens Demais Para Morrer". Emilio Estevez, protagonista do filme, foi ao encontro de Jon Bon Jovi para pedir o uso de "Wanted Dead Or Alive" no filme. Porém, o cantor achou que as letras não eram perfeitas para o filme. Então, ele compôs "Blaze Of Glory", que virou tema do longa.

_____________________________________________________________________

"Pulp Fiction" (1994)

Sem sombra de dúvidas, "Pulp Fiction" marcou época por dois motivos: primeiro por confirmar o talento de Quentin Tarantino como diretor e consequentemente mostrar uma nova forma de fazer cinema.

O filme foi um dos mais festejados em 1994 e acabou indicado ao Oscar de melhor filme. Não levou, mas ainda ficou com o prêmio de Melhor Roteiro Original.

Um dos traços mais fortes do filme certamente é sua trilha sonora. E a cena dos personagens de Uma Thurman e John Travolta dançando ao som de "Girl, You'll Be A Woman Soon" certamente é uma das mais marcantes do cinema moderno, senão um clássico.

_____________________________________________________________________

"De Volta Para o Futuro" (1985)

Quem é fã da trilogia "De Volta Para o Futuro" certamente reconhece a música tema já em seus primeiros acordes.

"The Power Of Love" do grupo Huey Lewis And The News foi um dos grandes sucessos dos anos 80, liderando as paradas da Billboard na ocasião.

A canção ainda teve a honra de representar a primeira parte de "De Volta Para o Futuro" na categoria de Melhor Música, no Oscar de 1985.

A música foi amplamente aproveitada pelos produtores do filme. Eles a incluíram também nas partes II e III da trilogia.

O clipe do grande sucesso de Huey Lewis And The News tem a participação especial de Christopher Lloyd, interpretando o Dr. Emmett Brown.

_____________________________________________________________________

"Aladdin" (1992)

O sucesso de "Aladdin" em 1992 marcou de vez uma era que foi nomeada de "renascimento Disney", com bilheterias recordes de títulos como "A Pequena Sereia" e "A Bela e a Fera".

Além de conquistar a maior bilheteria no ano de seu lançamento, "Aladdin" também se destacou pelas premiações que sua trilha sonora conquistou.

Além da trilha, o filme da Disney levou o Oscar de melhor canção original por "Aladdin - A Whole New World", que contou com a interpretação de Peabo Bryson.

Porém, a versão ouvida durante o filme é cantada por Brad Kane e Lea Salonga, que fazem as vozes de Aladdin e a princesa Jasmine, respectivamente.

_____________________________________________________________________

"Dirty Dancing" (1987)

O filme "Dirty Dancing" marcou toda uma geração: teve na interpretação do saudoso Patrick Swayze e Jennifer Grey um dos casais mais marcantes da época.

Depois de todos esses anos, a canção tema "(I've Had) The Time Of My Life (feat. Jennifer Warnes)" ainda arranca suspiros de fãs do filme.

Bill Medley e Jennifer Warnes são os intérpretes da música que levou a estatueta do Oscar de melhor canção, no ano de 1987.

Além disso, a música foi sucesso nas paradas mundiais, sendo bastante executadas nas rádios.

Curiosidade: o Oscar não foi único prêmio conquistado por "(I've Had) The Time Of My Life (feat. Jennifer Warnes)". A canção ainda levou um Globo de Ouro e um Grammy.

_____________________________________________________________________

"Evita" (1996)

Depois de obter uma boa reposta de crítica e público na época, o musical "Evita" (estrelado por Madonna) obteve com sua trilha sonora também muito sucesso nas paradas musicais.

O Cd com as músicas do filme chegou a marca de 11 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Para completar o sucesso, o filme venceu a categoria de Melhor Canção com "You must love me", o primeiro single da trilha do filme. Na ocasião, Madonna apresentou a música na cerimônia do Oscar.

Curiosidade: O single de "You must love me" teve mais de 1.5 milhões de cópias vendidas pelo mundo.

_____________________________________________________________________

"Once" (2007)

Um dos filmes mais fascinantes de seu ano, "Once" conta de uma forma bem simples e bela a amizade entre um músico irlandês e uma imigrante tcheca, com Dublin de fundo.

Apesar de não ser exatamente um musical, o filme é contado por meio de músicas que o duo toca ao decorrer da história.

O filme fez um grande sucesso e chegou ao Oscar como um dos indicados na categoria de Melhor Canção. "Falling Slowly" levou o prêmio e garantiu à obra de baixo orçamento uma estatueta.

Os personagens principais são interpretados por Glen Hansard e Markéta Irglová, que além de cantar no filme também tem seu próprio projeto, o The Swell Season, que já tem dois discos gravados.

_____________________________________________________________________

"Top Gun" (1986)

Na época em que Tom Cruise virava um dos galãs do cinema, "Top Gun" também se tornou um dos filmes com mais sucesso de público em sua década.

A obra não foi lembrada nas principais categorias do Oscar, mas teve quatro indicações. Todas em categorias técnicas.

"Top Gun" acabou levando o prêmio de melhor canção por "Take My Breath Away", música do duo Berlin.

Curiosidade: "Take My Breath Away" acabou sendo o último sucesso do Berlin, que nunca mais voltou às paradas de sucesso.

_____________________________________________________________________

"Os Caça-Fantasmas" (1984)

Algumas músicas viram verdadeiras marcas de um filme. Quando você as ouve, pensa imediatamente no filme. Um fica associado ao outro.

Este é o caso de "Ghostbusters", música tema de "Os Caça Fantasmas". A canção de Ray Parker Jr é uma espécie de hino do filme, que é um dos mais assistidos dos anos 80.

A música foi indicada ao Oscar, porém teve uma das concorrências mais ingratas de todos os tempos da premiação: junto com "Ghostbusters", disputavam a estatueta de melhor canção "Footloose" de Kenny Loggins e "Against All Odds (Take a Look at Me Now)" de Phil Collins. Porém, o grande vencedor da 57ª edição do Oscar foi "I Just Called To Say I Love You", de Stevie Wonder, canção que será comentada a seguir, no filme "A Dama de Vermelho".

_____________________________________________________________________

"A Dama de Vermelho" (1984)

A trilha sonora da famosa comédia dos anos 80 "A Dama de Vermelho" teve a assinatura de ninguém mais, ninguém menos que Stevie Wonder.

Ao lado de Dionne Warwick, o cantor e compositor interpreta as canções do filme estrelado por Gene Wilder, que na verdade é um remake de uma obra francesa dos anos 70.

Apesar de ser esquecido nas premiações principais do Oscar, "A Dama de Vermelho" levou o Oscar de Melhor Canção Original, com "I Just Called To Say I Love You", um dos maiores sucessos da carreira de Stevie Wonder.

_____________________________________________________________________

"Footloose" (1984)

"Footloose" é mais um desses filmes que não "colam" com a crítica e sequer são lembrados nas grandes premiações do cinema, mas ainda assim fazem sucesso por todo o planeta.

O filme que traz o ainda jovem Kevin Bacon conta a história de um garoto que se muda para uma cidade, onde dançar e tocar canções de Rock é proibido.

Porém, o filme foi lembrado na festa do Oscar por sua música tema, "Footloose" interpretada pelo cantor Kenny Loggins.

Sucesso nos anos 80, a canção foi indicada em uma das edições mais disputadas na história do Oscar. O vencedor acabou sendo "I Just Called To Say I Love You" do filme "A Dama de Vermelho".

_____________________________________________________________________

"A Bela e a Fera" (1991)

A canadense Celine Dion parece ter a voz que agrada em cheio os membros da Academia. Duas músicas interpretadas por ela já ganharam o prêmio de melhor canção original no Oscar.

A primeira foi a da trilha sonora da animação Disney, "A Bela e a Fera", um dos grandes sucessos da franquia nos anos 90.

A canção "Beauty And The Beast (with Peabo Bryson)" traz ainda a participação do cantor Peabo Bryson (voz também vencedora no Oscar pela canção do filme "Aladdin").

Curiosidade: na trilha sonora do filme existem duas versões para a canção "Beauty And The Beast (with Peabo Bryson)". Uma cantada no filme por Angela Lansbury e a versão de Celine Dion apresentada nos créditos finais da obra, que foi a primeira animação a ser indicada na categoria de melhor filme na história do Oscar.