Como já era esperado, o NME Awards de 2014 foi dominado pelo Arctic Monkeys. A cerimônia de premiação, entregue pelo tradicional semanário britânico aconteceu ontem (26). O quarteto levou três dos principais troféus da noite - melhor banda britânica, melhor álbum por "AM" e melhor grupo ao vivo. Para completar a festa, a comunidade de fãs deles também foi premiada e o líder e vocalista Alex Turner foi o "herói do ano".

Lily Allen
Lily Allen Lily Allen e o nada discreto troféu do NME Awards
A hegemonia dos Monkeys só foi quebrada pelo Disclosure. A dupla levou o prêmio de melhor música por "White Noise (Feat. Alunageorge)".

Quem também deixou a festa feliz foi Lily Allen, escolhida a melhor artista solo. Em seu discurso, a cantora disse ter estranhado ganhar quando David Bowie e Jake Bugg também competiam - as escolhas são feitas pelo público. "Então esse prêmio é para vocês, não para mim", completou.

O troféu de melhor banda internacional foi para o HAIM, enquanto Alana Haim levou o prêmio de melhor blog ou Twitter.

Prêmios Especiais

Paul McCartney
Paul McCartney Damon Albarn e Paul McCartney conversam antes da premiação
O NME Awards também entrega uma série de prêmio especiais. Paul McCartney foi escolhido o "compositor dos compositores", enquanto o de inovação foi para Damon Albarn (do Blur, Gorillaz e mais outros projetos).

O artista, que em breve lançará seu primeiro álbum solo, lembrou que o NME foi um dos primeiros veículos a falar do Blur no início dos anos 90.

"Muitos de vocês não sabem, mas havia um mundo antes da internet. mas nós tínhamos o (programa televisivo) Top of The Pops e tínhamos o NME, e era isso. Se estou sendo honesto, tenho que dizer que eu ainda me importo sobre o que o NME pensa a meu respeito". O músico não deve estar muito preocupado então, já que o Blur emplacou uma série de músicas e álbuns nas listas de "melhores de todos os tempos" que o jornal publicou recentemente.

Blondie
Blondie Debbie Harry do Blondie
O prêmio por "extraordinária contribuição musical" foi pro Belle & Sebastian e, finalmente, o Blondie foi condecorado com o prestigioso troféu de "Godlike Genius" - algo como "gênios divinos", dado para artistas que realmente fizeram a diferença na música pop.

O guitarrista Chris Stein lembrou da época em que o jornal adorava pegar no pé da banda nos anos 70. "Mas, como dizia Karl Marx, má publicidade é uma coisa que não existe", completou. A festa foi encerrada com uma apresentação especial da banda, que tocou oito canções para o público presente na Brixton Academy de Londres.

Todos os vencedorss do NME Awards 2014 estão aqui no Vagalume. Confira!