2014 marca os cinquenta anos do surgimento do The Who e a data deverá celebrada pelos dois membros remanescentes da banda: o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista e compositor Pete Townshend.

Durante a entrevista para anunciar os shows da edição 2014 do Teenage Cancer Trust - que esse ano acontecerão entre os dias 24 e 30 de março - o cantor disse que Pete tem centenas de músicas prontas e que ele quer sim, gravar um novo disco da banda.

Se o disco realmente sair, esse será um ano com muitas novidades para os fãs da banda, já que Townshend também disse ter a intenção de lançar um disco solo. Uma turnê comemorativa também parece estar entre os planos da banda.

De concreto mesmo o que poderá ser ouvido em breve é o disco que Daltrey gravou com o guitarrista Wilko Johnson, que nos anos 70 integrou o Dr. Feelgood. Wilko está com câncer terminal de pâncreas, mas está superando todas as expectativas de sobrevida. O músico soube do diagnóstico no ano passado e decidiu não se submeter ao processo quimioterápico - com isso, os médicos acharam que ele não iria chegar ao fim de 2013.

Roger Daltrey
Roger Daltrey Roger Daltrey com o guitarrista Wilko Johnson
"Going Back Home" será lançado no dia 10 de março e de acordo com Daltrey ele é composto por R&Bs de 3 minutos "sem firulas ou enrolações, apenas boas músicas", do jeito que ele fazia nos anos 60.

Daltrey já disse que o The Who não irá se apresentar no Teenage Cancer Trust deste ano. O evento é feito para arrecadar a entidade que trata de câncer em jovens e crianças e tem em Daltrey seu maior porta voz. O vocalista ainda assim espera subir ao palco com Wilko para uma pequena apresentação.

"A situação é complicada. Nós temos uma apresentação marcada para o dia 25 de fevereiro, mas como ele está com câncer, nós não podemos fazer planos para coisas desse tipo. O tumor dele é do tamanho de uma uva e aumenta a cada dia. mas digo que se ele ainda estiver entre nós, e vamos esperar que sim, ele estará lá."

The Cure, Suede, Ed Sheeran, Paolo Nutini e o OneRepublic são alguns dos nomes que irão se apresentar esse ano no evento.

Os clássicos do The Who você confere aqui no Vagalume!