O guitarrista Tom Morello do Rage Against The Machine disse que finalmente irá gravar um álbum solo usando seu nome. O músico já gravou álbuns de inclinação folk/acústica com o nome The Nightwatchman, mas ele disse que agora se sente pronto a juntar as suas duas personas - a do o folk singer e o guitarrista de enorme técnica e velocidade - em um só projeto.

A inspiração para isso veio naturalmente do encontro do músico com Bruce Springsteen. Morello tornou-se mais próximo do "Boss" no início do ano passado quando substituiu Steve Van Zandt, que precisou se ausentar, nos shows que Bruce tinha agendado na Austrália.

A amizade entre os dois se fortaleceu e a influência e inspiração de Morello é visível em "High Hopes", o mais recente álbum de Springsteen que está sendo lançado hoje.

Bruce Springsteen
Bruce Springsteen Tom Morello ao lado de Bruce Springsteen
O impacto de Bruce em Morello também foi grande. O guitarrista lembra que foi em 2008, participando de um show do cantor, que ele cantou pela primeira vez ao vivo com uma guitarra na mão. Ali, "The Ghost of Tom Joad", passou de lamento acústico para um poderoso hard rock de arena - Bruce gostou tanto do resultado que regravou a canção com Morello no seu recém-lançado álbum.

Para a edição americana da Billboard, Morello disse ter percebido que era possível unir tanto seu lado compositor como o de guitarrista. Sem se preocupar coma modéstia, o músico disse que espera começar a gravar em breve as canções que compôs. "Quero que ele seja o álbum de guitarra mais louco que qualquer pessoa já tenha escutado". A ideia é fazer um disco que Jimi Hendrix estaria fazendo hoje em dia.

Ouça o projeto The Nightwatchman de Tom Morello do Rage Against The Machine e "High Hopes", o mais novo álbum de Bruce Springsteen, aqui no Vagalume!