Se levarmos em conta a velocidade das vendas de ingressos para essa edição do Rock in Rio, a noite de hoje é a mais esperada de todas, já que foi ela a primeira a se esgotar. Obviamente que a presença do Bon Jovi no line up foi o maior responsável por essa corrida aos ingressos.

A banda é queridíssima por aqui desde os anos 80, e sempre lotou estádios em suas apresentações por aqui. Dessa vez então não haveria de ser diferente. Mas, Bon Jovi à parte, o resto da escalação também ajudou a atrair mais alguns fãs para o dia de hoje no festival, como veremos a seguir.

Bon Jovi
Bon Jovi letras
Como já foi dito várias vezes, o fato do Bon Jovi seguir como uma das maiores bandas do planeta não deixa de ser um milagre. E aqui não falamos da competência da banda ou de seu talento no palco.

Mas o fato é, que de todas os grupos que ajudaram a tornar o hard rock popular nas FMs e com o público feminino na década de 80, eles são dos poucos (para não dizer únicos) a manterem-se no topo.

Claro que Jon Bon Jovi continua bonito e surpreendentemente com os pés no chão, o que naturalmente conta muito. Mas também é óbvio que só isso não basta. E é aí que lembramos de como a banda sempre soube atualizar o seu som, sem descaracterizá-lo.

Tanto que hoje me dia é até mais exato, definir o som do Bon Jovi como uma versão mais pesada e populista do rock feito pelo conterrâneo deles Bruce Springsteen do que qualquer outra coisa.

Bon Jovi letras
O show de sexta, promete durar mais de três horas, mas ele ainda está cercado de mistérios e histórias não muito animadoras. A pior delas é a de saber que Richie Sambora não estará presente na apresentação. O guitarrista abandonou a turnê logo em seu início, alegando problemas de ordem pessoal e, segundo a imprensa internacional, não foi aceito de volta, mesmo quando já estava pronto para retornar.

O outro problema está com o baterista Tico Torres que semana passada precisou ser operado de emergência depois de ter uma crise de apendicite. A cirurgia obrigou a banda a alterar todas as datas da etapa latino-americana da turnê - com exceção do show do Rio. Ainda assim não dá para saber se Tico já estará recuperado para o show de hoje, ou se um substituto de emergência terá que ser chamado. Mas os sinais que chegam até agora da banda, dão a entender que o espetáculo irá rolar conforme o programado.

O Bon Jovi também fará uma apresentação em São Paulo. Ela agora será no domingo, dia 22, e não mais no sábado como estava originalmente previsto.

Nickelback
Nickelback letras
Os canadenses já venderam milhões de cópias de seu "hard rock para as massas" desde a década passada.

Apesar desse sucesso todo, o grupo também é dos que mais sofrem nas mãos dos "haters" - que já chegaram até a criar um programa que te possibilitava nunca mais ler ou ver qualquer menção a eles na internet.

Apesar disso, hoje a banda estará em "território amigo". O grupo tem um número grande de fãs brasileiros e eles nunca estiveram por aqui - algo que sempre contribui para que o show ganhe alguns pontos a mais na categoria "intensidade".

Matchbox Twenty

Matchbox Twenty
Outro grupo que demorou a chegar no Brasil, o quarteto vendeu milhões e milhões de cópias entre a segunda metade dos anos 90 e o começo da década seguinte.

Ainda que hoje em dia eles não desfrutem da mesma popularidade, eles têm além de muitos sucessos, a vantagem dos anos de experiência para fazer uma boa apresentação.

Frejat
Frejat
Quem abrirá o Palco Mundo hoje é Frejat que assim carimba a sua quarta participação no Rock in Rio - poderia ter sido a quinta se o Barão Vermelho não tivesse cancelado seu show em 1991 quando viu que não poderia passar o som.

O guitarrista volta ao festival depois de já ter tocado no show em homenagem a Cazuza na última sexta-feira (13). O show deve mais uma vez juntar músicas de sua carreira solo, com músicas do Barão e algumas covers.

Palco Sunset


Ben Harper
Trazendo atrações não tão badaladas mas
no mínimo com algum interesse, os quatro shows de hoje no Palco Sunset valem ao menos uma espiada.

O que mais promete é o da dobradinha Ben Harper com o gaitista de blues Charlie Musselwhite (ao lado). Os dois repetem ao vivo a parceria do vitorioso álbum "Get Up!".

Mallu Magalhães letras
Antes será possível conferir o show que a banda de rock de raiz (com forte acento pop) Grace Potter and the Nocturnals faz companhia de Donavon Frankenreiter.

O Sunset também trará Mallu Magalhães (ao lado) se apresentando com a Banda Ouro Negro (que se dedica a interpretar a obra do grande Moacir Santos).

O primeiro show do dia também será bem interessante. Ainda que o indie pop dos portugueses do The Gift funcione melhor à noite, vale a pena chegar mais cedo, ou se ligar na televisão, para ver a performance deles, que contará com a participação especial do Afrolata.