Bruce Springsteen ganhou a enquete feita pela edição americana da revista Rolling Stone que perguntou para diversos músicos, jornalistas e pessoas da indústria quais artistas em atividade faziam os melhores shows do mundo neste momento. De acordo com a revista a atual turnê de Springsteen é uma de suas melhores e mais excitantes de toda sua longa carreira. A publicação destaca o fato do cantor raramente olhar para os seus set-lists e do seu hábito de atender os pedidos de sua audiência.

Bruce Springsteen virá ao Brasil no mês que vem para dois shows. Em São Paulo ele fará uma rara apresentação em um lugar de médio porte - O Espaço das Américas no dia 18, com ingressos já à venda. Dois dias depois ele encerrará a "Wrecking Ball Tour" no Rock in Rio, em apresentação que já está esgotada.

Quem ficou em segundo lugar foi Prince. O cantor esteve apenas uma vez no Brasil, no segundo Rock In Rio em 1991, e deveria ter voltado em 2011, mas o show acabou cancelado. Rolling Stones (último show no Brasil em 2006), Arcade Fire (2005) e Neil Young (2001), completam o top 5 da revista.

Lady Gaga
Uma coisa interessante da lista é ver que dos cinquenta nomes, mais de trinta deles se apresentaram no Brasil nos últimos dez anos, e foram poucos os que jamais tocaram por aqui - Jay Z, Leonard Cohen, Tom Waits, Tom Petty e Taylor Swift - que fez apenas um pocket show para convidados - entre eles.

Entre os astros que estiveram recentemente em terras brasileiras e estão no top 50 temos U2, Madonna, Lady Gaga (ao lado), Green Day, Black Keys, Pearl Jam, Bruno Mars, Queens Of The Stone Age, Foo Fighters, Paul McCartney e o Alabama Shakes.

Quem Vem Aí

Beyoncé
Oito nomes que, segundo a Rolling Stone, fazem os melhores shows do mundo no momento se apresentarão ainda este ano no Brasil. Além de Bruce Springsteen, Muse, Metallica, Florence and The Machine e Beyoncé (ao lado) estarão em setembro no Rock In Rio - no caso desta última, também em outras cidades brasileiras.

Os Red Hot Chilli Peppers também voltarão ao país em novembro, para shows em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os australianos do Tame Impala irão tocar no Cine Jóia em São Paulo no dia 16 de outubro e no dia seguinte no Circo Voador no Rio de Janeiro.

Finalmente, a Dave Matthews Band deverá se apresentar em um festival ainda a ser anunciado, previsto para acontecer em dezembro.

E pra você, quem faz, ou deve fazer, o melhor show do mundo na atualidade? Comente!