A morte de Dominguinhos às 18 horas de ontem (23) não chegou a ser uma surpresa. O músico estava internado desde janeiro em São Paulo para tratamento de um câncer de pulmão e nesse período ele raramente esteve consciente. Um mês antes, em Fortaleza, o sanfoneiro já havia sido levado às pressas ao hospital com arritmia cardíaca e uma infecção respiratória.

O músico infelizmente se foi, mas sua música e legado permanecerão. Dominguinhos pode ser considerado o legítimo herdeiro e sucessor musical de Luiz Gonzaga, ao seguir mantendo vivos e populares, o baião e o forró tradicional.

Dominguinhos letras
José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns em 1941. De talento precoce, Dominguinhos tocava desde criança, e com uma desenvoltura tão grande que impressionou o próprio Gonzagão, que viu o garoto se apresentando na porta do hotel onde estava hospedado. O rei do baião convidou, sem sucesso, o menino para seguir com ele para o Rio de Janeiro. O convite só foi aceito anos depois, quando o músico, aos 13 anos, passou a fazer parte do grupo que acompanhava Gonzaga em suas apresentações ao vivo.

Logo ficou claro, que Dominguinhos também tinha enorme talento de arranjador e, mais tarde, também de compositor e intérprete. Em 1964 ele já estava gravando como solista.

A grande virada na vida do músico se dá em 1967 quando conhece a também cantora Anastácia com quem viria a se casar, e também formar uma das maiores parcerias musicais da nossa música.

Dominguinhos
Dominguinhos Com Gilberto Gil
A aproximação com nomes famosos da MPB, Gilberto Gil em especial, também ajudaram a torná-no conhecido entre o grande público. "Eu só Quero um Xodó", composta por Dominguinhos e Anastácia e gravada por Gil em 1973, viria a
se tornar não só um dos seus maiores sucessos, como uma das canções mais emblemáticas de toda a música brasileira. O músico ainda daria mais dois grandes sucessos para Gil. "Tenho Sede (outra parceria do sanfoneiro com Anastácia) e "Lamento Sertanejo", um tema instrumental que ganhou letra do baiano.

Desde então Dominguinhos seguiu gravando e tocando por todo o Brasil. Foram mais de 40 discos e milhares de shows por todos os cantos do país, em uma carreira que só não foi mais longe por conta do pavor que o músico tinha de andar de avião - ele recusou convites para se apresentar nos Estados Unidos e Europa por conta disso.

Relembre Dominguinhos ouvindo o sanfoneiro com Gilberto Gil em "Lamento Sertanejo



Dominguinhos, Luiz Gonzaga e todos os nomes da música de raiz brasileira estão aqui no Vagalume. Confira!