Anitta - Anitta
Anitta
Anitta Anitta
A internet facilita bastante o surgimento de fenômenos musicais e culturais por vias alternativas.

De repente é possível se tornar um artista popular sem precisar de um grande esquema por trás, ainda que fatalmente ele acabe chegando. Claro que na hora de manter esse sucesso a coisa fica complicada, mas isso fica pra depois.

De qualquer forma não deixa de ser um caso interessante o estouro de Anitta, talvez o nome mais falado do momento no pop brasileiro.

Anitta letras
Este é o primeiro disco "de verdade" da jovem que já não usa mais o "MC" antes de seu nome - seguramente para firmá-la mais como cantora de música pop. O sucesso que Anitta anda fazendo não chega a surpreender, afinal o mercado global da música pop há tempos sobrevive à base de cantoras sensuais e suas letras que versam sobre o poder feminino. É até meio estranho que o Brasil tenha demorado tanto para ter uma cantora dessa linhagem no mainstream.

Obviamente o disco não é para todos os públicos, mas para aqueles que não querem maiores encucações ou mesmo buscam entender o pop por um viés, digamos, sociológico, o álbum é uma boa pedida.

Ouça "Não Para com Anitta do álbum "Anitta"




Mavis Staples - One True Vine
Mavis Staples
Mavis Staples One True Vine
Mudando radicalmente de estilo esse álbum provavelmente agradará bastante quem não gostou da nossa indicação anterior. Para quem não conhece Mavis Staples é uma das maiores cantoras de soul e gospel que o mundo já viu. Os discos que gravou nos anos 60 com os Staple Singers estão entre os melhores da música negra americana.

A carreira dela reentrou nos trilhos na década passada quando ela assinou com o selo ANTI- e este é o segundo álbum que ela grava com a produção de Jeff Tweedy do Wilco.

DivulgaçãoMavis Staples letras
O esquema já é mais ou menos conhecido nesse tipo de encontro "nova-velha guarda". O produtor ajuda na escolha de repertório e se esforça para que o álbum tenha aquele sabor de antigamente, e o cantor fica livre para fazer o que sabe da melhor forma.

Ainda que por vezes os resultados não saiam conforme o esperado, é bom dizer que aqui tudo funciona muito bem.

O disco tem canções escritas especialmente para ela por Tweedy e outros compositores de renome como Nick Lowe, além de covers interessantes como a de "Can You Get To That" do Funkadelic em um álbum recomendado não só para fãs de soul music, mas para que gosta de boa música em geral.

Ouça a íntegra de "One True Vine" de Mavis Staples





Ciara - Ciara
Ciara
Ciara Ciara
Nosso especial desta semana é marcado pela presença de alguns nomes que andavam um pouco sumidos. Ciara, por exemplo, que não lançava um novo álbum desde 2010, soltou esta semana seu quinto álbum de estúdio.

O trabalho, que leva apenas o nome da cantora, é um bom álbum de R&B moderno, com produção bem cuidada e o equilíbrio certo entre a modernidade e a tradição.

Bastante elogiado pela crítica, o disco tem ainda a participação especial de gente como Nicki Minaj e Future.

Confira "Body Party com Ciara presente no álbum "Ciara"





Skylar Grey - Don't Look Down
Skylar Grey
Skylar Grey Don't Look Down
Se o nome "Skylar Grey não te diz muita coisa, saiba que certamente você a conhece melhor do que imagina. Isso porque além de cantora, ela também ajudou a compor alguns sucessos realmente grandes - incluindo a melodia e parte da letra de "Love The Way You Lie", gravada por Eminem e Rihanna.

Grey está na batalha há algum tempo - ainda como Holly Brook (seu nome de batismo) ela lançou um álbum em 2006 que não fez muito sucesso. Mas foi como compositora e "cantora convidada" em singles de Diddy-Dirty Money ou Dr. Dre que ela realmente se firmou.

Skylar Grey letras
Este álbum demorou um bocado para sair, ele estava prometido desde 2011, e ainda é cedo para dizer se ele irá firmar Skylar como cantora ou se ela precisará voltar a trabalhar nos bastidores. Não se pode negar que a aposta nela está alta.

Afinal ter Eminem como seu "produtor executivo" não é algo muito comum. Mesmo sem apresentar nada de muito inovador, o trabalho de Skylar Grey é muito bem feito. A cantora é dona de uma voz agradável e como artista ela é eclética o bastante para se aventurar tanto pelo pop dançante quanto por músicas com maior dose de seriedade (vide a bela balada levada ao piano "White Suburban").

Ouça "Final Warning" com Skylar Grey presente no álbum "Don't Look Down"





Belinda - Catarsis
Belinda
Belinda Catarsis
Outra cantora que não lançava um novo álbum desde 2010 é a mexicana Belinda. A jovem faz muito sucesso em toda a América Latina, no mercado hispânico norte-americano, e também aqui no Brasil, onde há anos ela tem um público fiel.

"Catarsis" é um disco de pop dançante redondinho, com produção moderna, que não deixa nada a desejar aos melhores álbuns feito por astros "do primeiro mundo".

Quem já gostava dela continuará gostando muito e se você ainda não a conhece, vale a pena dar uma chance.

Ouça "En La Obscuridad" com Belinda presente no álbum "Catarsis"