Os fãs que ainda sonham com uma volta do R.E.M. não devem nutrir muita esperança de que isso um dia ocorra. O ex-baixista do grupo, Mike Mills (primeiro à esquerda na foto ao lado), disse que no momento não há absolutamente nenhuma chance de que a banda, que encerrou suas atividades em 2011, volte a se reunir.

À edição americana da revista Rolling Stone, Mills contou que quando os músicos decidiram se separar foi para não mais voltar. "Já estava na hora de encerrarmos nossa carreira. E a ideia de acabar e não retornar para uma turnê é meio que atraente para nós. Duvido que você vá nos ver novamente excursionando como R.E.M.. Por outro lado, eu toquei com o [ex-guitarrista] Peter Buck em Nova York há alguns dias, então coisas divertidas acontecem."

Mesmo sem fazer shows ou lançar novos discos, o R.E.M. ainda continua bem vivo nas lojas de discos. Recentemente, a série de relançamentos em formato de luxo da discografia da banda teve sequência com a chegada da nova versão de "Green" (1988) ao mercado. Mills também disse que eles poderão considerar no futuro o lançamento de uma série oficial de "bootlegs" - com material inédito ao vivo e de estúdio de interesse mais restrito - mas que, no momento, a tarefa de remasterizar toda a discografia da banda está tomando a maior parte do tempo deles.

Relembre o som do R.E.M. aqui no Vagalume!