ABBA
ABBA (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters)










O primeiro museu permanente dedicado ao grupo pop Abba abre hoje (7) suas portas ao público em Estocolmo.

Promovido pelo integrante Björn Ulvaeus, o espaço localizado na capital sueca exibe os figurinos utilizados pelo grupo, instrumentos e outros objetos relacionados ao quarteto, além de permitir que os visitantes cantem hits da banda ao lado de hologramas dos astros em tamanho real.

ABBA
ABBA (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters)


De acordo com Ulvaeus, não há planos para um retorno musical para celebrar a ocasião.

"No museu você pode nos ver juntos novamente. Acho que isso é o mais próximo [de um retorno] que se pode esperar", declarou o artista de 68 anos.

Muitos dos itens que fazem parte da nova "casa" do Abba já haviam sido mostrados na Abbaworld, esposição que viajou pela Europa e pela Austrália entre 2009 e 2011.

ABBA
ABBA (Foto: Jonathan Nackstrand/AFP/Getty Images)


No entanto, novos itens originários das coleções pessoais dos integrantes foram acrescentados ao acervo que já era conhecido pelos fãs mais atentos.

Ulvaeus, que se mostrou cético à ideia de um museu para o Abba depois que os planos para uma exposição permanente fracassaram em 2008, ofereceu ajuda às equipes que trabalharam na preparação final do local.

"Todos nós fomos conquistados pela ideia", declarou.

ABBA
ABBA (Foto: Jonathan Nackstrand/AFP/Getty Images)


Com uma pista de dança no estilo dos anos 70 e um espaço para ensaiar como potencial integrante da banda, o museu também dá a chance de os fãs entrarem no helicóptero que aparece na capa do álbum "Arrival".

Entre as outras atrações está uma sala na qual se pode descobrir a história da formação do grupo nos anos 60, uma réplica do chalé na ilha de Viggso onde os músicos compunham seus hits, um Hall da Fama da música sueca e uma exposição sobre a história do pop local.

Com mais de 400 milhões de álbuns vendidos em todo o planeta e o filme musical de maior sucesso da história, Mamma Mia!, o quarteto formado por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad continua a inspirar e divertir diferentes gerações.

Relembre um dos hits do grupo, "Knowing Me, Knowing You":



Navegue pelas letras, traduções e muito mais do Abba no Vagalume!