Confiram os principais lançamentos da segunda quinzena de abril. Entre os nomes presentes, temos Phoenix, will.i.am, Snoop Lion e vários outros. Até o dia 13 de maio e não deixem de conferir também a primeira parte do especial com os principais álbuns que saíram em abril.



Phoenix - Bankrupt!
Phoenix
Phoenix Bankrupt!
O sucesso que o Phoenix conseguiu com "Wolfgang Amadeus Phoenix", seu quarto álbum, pegou muita gente de surpresa, incluindo a própria banda. Basicamente, porque não é nada comum vermos bandas de pop rock francesas conseguindo destaque no cenário internacional - ao contrário do pessoal da música eletrônica - e porque o último lançamento do quinteto, "It's Never Been Like That", foi praticamente ignorado pelo público e pela crítica. Mas, como o pop às vezes gosta de pregar surpresas na gente, o Phoenix acabou alçado à uma nova categoria: a de artista de primeiro escalão.

Phoenix letras
O lado bom disso é que o grupo teve tempo e dinheiro de sobra para trabalhar - partes deste disco foram gravadas na mesa de som usada na gravação de "Thriller", de Michael Jackson, recentemente comprada por eles.

Ao mesmo tempo, fazer um sucessor de um trabalho de sucesso costuma deixar os artistas meio nervosos. Até porque há muita coisa em jogo agora.

E aí, o que é melhor? Lançar um álbum mais radical e arriscar perder todo o público recém-conquistado ou continuar na mesma linha, podendo ser tachado de repetitivo ou "banda de um só truque"?

O Phoenix na dúvida preferiu não arriscar muito. O novo álbum tem quase todos os elementos que tornaram "Wolfgang" um sucesso. Mas, felizmente, ele não soa como mera cópia do álbum anterior. O resultado foram boas vendas e uma recepção respeitosa da crítica. Por ora, está mais que bom, mas provavelmente eles precisarão tirar mais truques da cartola para o próximo álbum se quiserem manter-se no topo do cenário alternativo.

Ouça "Entertainment" com o Phoenix, presente no álbum "Bankrupt!":

"



Michael Bublé - To Be Loved
Michael Bublé
Michael Bublé To Be Loved
O cantor que provou que ainda havia espaço no mundo contemporâneo para um crooner ao estilo de Frank Sinatra, Tony Bennet e outros gigantes chega ao seu oitavo álbum de estúdio sem dar sinais de queda em sua popularidade.

"To Be Loved" traz novamente uma mistura de clássicos do cancioneiro americano ("You Make Me Feel So Young, "Young At Heart"), standards da música pop (composições de Van Morrison, Randy Newman, além da clássica "Be My Baby", das Ronettes) e algumas canções inéditas.

O resultado, que pôde ser conferido em primeira mão aqui no Vagalume, é, como sempre, competente e agradável em um disco que pode agradar aos mais diversos públicos.

Ouça "It's A Beautiful Day" com Michael Bublé, presente no álbum "To Be Loved":





Snoop Lion - Reincarnated
Snoop Lion
Snoop Lion Reincarnated
Até que demorou para Snoop Dogg se alinhar à filosofia rastafariana. Afinal, ambos sempre defenderam o uso do cânhamo de forma bastante entusiasmada. O fato é que, depois de visitar a terra de Bob Marley no ano passado, o "malandro mais querido da América" voltou dizendo que havia se convertido ao rastafarianismo e que iria fazer um álbum de reggae.

Para mostrar que não estava brincando, Snoop resolveu trocar de nome. O rapper deixou de ser um "cão" para se tornar "leão" - e a partir de agora se chama Snoop Lion.

Snoop Lion letras
Reincarnated é o primeiro álbum desta nova fase do astro, e até que ele se saiu bem em sua nova encarnação.

Obviamente, o LP não é um álbum de reggae de raiz, mas a influência jamaicana é mais do que clara, seja nas bases, no uso de toasts (o "rap jamaicano") e na cadência que Snoop dá às canções.

Apesar das suas boas intenções, o público e a crítica ainda não engoliram muito essa nova fase do artista. As críticas ao álbum estão bem divididas e o álbum estreou na 16ª posição da parada, pouco para quem chegava com tanta facilidade aos primeiros lugares há alguns anos.

Ouça "Ashtrays and Heartbreaks" com Snoop Lion, presente no álbum "Reincarnated":





will.i.am - #willpower
will.i.am
will.i.am #willpower
Os Black Eyed Peas podem até estar em recesso, mas o líder do mega-platinado grupo segue com sua agenda lotadíssima. Talvez isso ajude a explicar o enorme atraso que marcou o lançamento deste disco, que deveria ter saído no final de 2011.

Para o bem e para o mal, "#willpower" traz o que se espera de will.i.am: uma série de canções prontas para tocar nas rádios e pistas, voltadas para a música pop mais comercial. Não à toa, ele tem entre seus colaboradores alguns dos maiores astros do planeta (Britney Spears, Justin Bieber, Miley Cyrus, entre outros).

Os fãs de sons mais experimentais e os críticos podem reclamar, mas é inegável que nesse terreno o cantor/rapper/produtor reina soberano.

Ouça "#thatpower (feat. Justin Bieber) com will.i.am, presente no álbum "#willpower":






Alanis Morissette - Live At Montreaux 2012
Alanis Morissette
Alanis Morissette Live at Montreux 2012
Até que para uma artista com o sucesso e o tempo de estrada que tem, Alanis Morissette não costuma lançar muitos álbuns ou DVDs ao vivo. Logo, este lançamento vem bem a calhar para os fãs da cantora, que poderão ouvi-la (ou vê-la) em uma apresentação gravada no ano passado durante o tradicional Festival de Montreux.

O repertório é bem escolhido, intercalando canções recentes e grandes hits - incluindo aí o grosso do álbum "Jagged Little Pill", que em 1995 tornou a canadense uma das maiores estrelas do planeta.

Ouça "Head Over Feet" com Alanis Morissette, do álbum "Live At Montreaux 2012":





Deep Purple - Now What?!
Deep Purple
Deep Purple Now What?!
Os veteranos do Deep Purple lançaram há poucos dias este que é o seu 19° álbum de estúdio em 45 anos. Mesmo após tantos anos, é bom ver que Ian Gillan, Roger Glover e Ian Paice - e mais os relativamente novatos Steve Morse e Don Airey - ainda têm fôlego para entregar um trabalho digno do nome deles.

"Now What?!" foi produzido por Bob Ezrin, responsável por álbuns clássicos de Alice Cooper, Kiss, Lou Reed e Pink Floyd, e mostra que ainda hoje, se o papo é hard rock com pegada clássica, o Purple ainda dá uma surra na concorrência.

Ouça "Hell To Pay" com o Deep Purple, presente no álbum "Now What?!":





Kid Cudi - Indicud
Kid Cudi
Kid Cudi Indicud
Em seu terceiro álbum, o rapper de Cleveland mostra que continua sendo um nome diferenciado dentro do cenário do hip hop.

Para começar, ele também assina a produção de praticamente todas as músicas deste disco, algo raríssimo quando a norma em quase todos os álbuns do estilo parece ser a de chamar o maior número possível de produtores para tentar emplacar mais e mais hits.

Dessa forma, Cudi conseguiu fazer um álbum coeso e com unidade, coisa bem rara de se ver atualmente.

DivulgaçãoKid Cudi letras
As participações especiais já mostram que este não é um álbum qualquer. Sim, aqui estão A$AP Rocky e Kendrick Lamar, mas também temos a presença do cantor de indie folk Father John Misty e até de Michael Bolton.

"Indicud" estreou no segundo lugar da parada americana e é bastante recomendado para fãs de rap e hip hop, mas não só.

Ouça "King Wizard" com Kid Cudi, presente no álbum "Indicud":





Guilherme Arantes - Condição Humana

Guilherme Arantes
Guilherme Arantes Condição Humana
Fazia tempo que Guilherme Arantes estava devendo um trabalho como este aqui, principalmente para ele mesmo. Afinal, o pianista, mesmo tendo ajudado a pavimentar o caminho que daria no rock brasileiro que tomou conta do país a partir dos anos 80, acabou se vendo relegado ao segundo plano sempre que a história do nosso pop é contada.

A inspiração renovada certamente se deve à redescoberta dele por vários artistas da nova geração - notadamente Marcelo Jeneci, que está presente no álbum.

Disposto a fazer um disco com a mesma pegada dos seus primeiros álbuns, Guilherme Arantes terminou por entregar não só o seu melhor disco em muitos anos, como um dos álbuns que certamente marcarão este ano de 2013.

Ouça a íntegra do álbum "Condição Humana", de Guilherme Arantes: