The Beatles
The Beatles Please Please Me
Há exatos 50 anos uma pequena revolução no mundo da música começava a tomar forma. Foi em um 22 de março de 1963 que as lojas de disco inglesas amanheceram com "Please Please Me" em suas prateleiras.

O álbum saiu depois do sucesso moderado de "Love Me Do", o primeiro single do quarteto, que chegou ao 17° lugar da parada e do estrondo do segundo compacto "Please Please Me", esse sim o marco inicial da Beatlemania em terreno britânico, que chegou ao topo da maioria das paradas locais em janeiro.
Não a toa, o álbum teve como título a sua faixa mais conhecida.

The Beatles
O disco é daqueles difíceis de se analisar de forma imparcial. Será que se a banda não tivesse feito mais nada depois o álbum seria tão celebrado?

Quem garante que ele não estaria esquecido como um artefato de uma época em que os ingleses achavam que também podiam fazer rock? A resposta é impossível, então só nos resta analisar o disco pelo que ele é.

Apesar de ser um álbum de uma época onde os singles é que eram importantes e os LPs traziam quatro ou cinco sucessos e eram completados com os chamados "fillers" (algo como "encheção de linguiça") a estreia dos Beatles até que é razoavelmente concisa e sem tanta embromação. É claro que, se comparado com o que fariam nos sete anos seguintes, esse talvez seja até um álbum menor do quarteto, se é que pode-se chamar um disco deles assim.

The Beatles letras
Ainda assim, o resultado final não deixa de ser quase que milagroso. Afinal, dez de suas quatorze faixas foram gravadas no dia 11 de fevereiro em pouco menos de dez horas. Não a toa John Lennon praticamente acabou com o que restava de sua voz na hora de gravar "Twist And Shout", a última música a ser registrada. As gravações foram feitas em apenas dois canais, ou seja, quase tudo ali foi gravado ao vivo e sem muito tempo para emendas, overdubs ou takes consecutivos. O que só prova o quão entrosados eles estavam.
Havia também um outro fator importante no álbum. Boa parte do material foi composto por Lennon e McCartney. Nessa época ainda não era comum que os intérpretes também compusessem, mas em breve isso logo mudaria, pondo praticamente fim a toda uma era de compositores profissionais.

Os destaques

The Beatles letras
Entre as 14 faixas do álbum o destque maior fica mesmo para a faixa título que como já dissemos foi o primeiro número 1 do grupo na Inglaterra. Entre as composições originais o outro grande clássico é "I Saw Her Standing There" um rock cru, básico mas também muito melódico que Paul McCartney adora cantar até hoje. Lennon brilha na balada "Misery" uma canção de melodia e letra simples, mas que já não deixa de apontar o compositor confessional que emergiria mais pra frente.

The Beatles letras
A agitada "There's A Place" também é das melhores músicas da fase embrionária do quarteto. Dentre as versões vale destacar além de "Twist And Shout" o bom gosto deles na seleção de canções.

"Anna (Go To Him)" do injustamente esquecido Arthur Alexander talvez seja a melhor delas, mas "Baby It's You" de Burt Bacharach e gravada originlamente pelas Shirelles não fica atrás.

Outro ponto de interesse estava no fato de todos no grupo terem espaço para brilhar. Ainda que as atenções recaíssem para Lennon e McCartney tanto Ringo Starr quanto George Harrison tiveram seus momentos para fazer o vocal principal (duas vezes no caso de George).

No resto do mundo

The Beatles
Se a Inglaterra já estava dominada, o resto do mundo ainda precisaria de mais tempo para se render a Beatlemania. Nos EUA por exemplo a Capitol não quis lançar "Please Please Me", por não achar que haveria interesse na América pelo rock feito na Inglaterra. As faixas então foram licenciadas para a pequena Vee Jay records que lançou em janeiro de 1964 "Introducing... The Beatles" com a maioria das faixas do álbum inglês.

O disco passou batido e viria a se tornar um dos álbuns mais raros e caros do planeta, até por ter saído rapidamente de catálogo - assim que a banda estourou, a Capitol reassumiu seu direito natural de editar as gravações, mas sem seguir os lançamentos originais, de forma que as músicas de "Please Please Me" foram espalhadas em vários discos.

The Beatles
The Beatles "Beatlemania" o primeiro LP brasileiro
No Brasil a situação foi semelhante. O primeiro LP do grupo a sair por aqui foi "Beatlemania" em março de 1964. O disco trazia boa parte das músicas do segundo álbum da banda acrescido dos hits "She Loves You e "I Want To Hold Your Hand".

Pode ser difícil de acreditar mas "Please Please Me", conforme foi lançado originalmente pela banda, só saiu no Brasil em 1975. Nos Estados Unidos então ele só saiu em 1987 quando o catálogo da banda foi padronizado para o lançamento em CD.