Um dos melhores relatos sobre a história do rock brasileiro irá voltar às livrarias. "Dias de Luta" do jornalista Ricardo Alexandre saiu em 2002 e rapidamente esgotou sua tiragem, o que inflacionou, e muito, o seu preço no mercado de livros usados. A nova edição sairá pela Arquipélago Editorial.

"Dias de Luta" conta a história da geração que popularizou o rock no Brasil. Alexandre conta a história de todas as cenas da época de forma bastante informativa.
Da geração carioca que se fez conhecida através do Circo Voador e da Fluminense FM (Blitz, Barão Vermelho, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso) aos paulistas que dominaram o cenário na metade da década (Ultraje a Rigor, RPM e Titãs, Ira!) passando também pelos estouros de Camisa de Vênus, Engenheiros do Hawaii , claro, a Legião Urbana.

O livro também fala sobre a relação da imprensa com as bandas e joga luz sobre movimentos menos populares, mas igualmente importantes como a Vanguarda Paulistana, a cena punk e o underground de São Paulo.

Documentário

DivulgaçãoTitãs letrasOs Titãs em 1986
Ricardo Alexandre também acaba de dirigir um documentário que de certa forma complementa seu livro. "Napalm: o som da cidade industrial" conta a história da lendária casa de shows paulistana que funcionou apenas durante quatro meses em 1983, mas recebeu alguns dos primeiros shows de quase todas as bandas que fariam a história do rock Brasil.
Com depoimentos de boa parte do pessoal que tocou lá e cenas de arquivo raramente vistas, o filme será exibido na próxima segunda-feira às 19 e 30 no canal a cabo Bis.

Titãs, Paralamas, Legião e todos nomes do rock brasileiro dos anos 80 estão aqui no Vagalume!