Reg Presley o vocalista dos Troggs morreu no último domingo aos 71 anos após lutar contra um câncer de pulmão. Sua banda alcançou notoriedade na segunda metade dos anos 60 graças a uma série de álbuns e compactos que se tornaram clássicos como "Wild Thing" e "Love Is All Around" que até hoje são muito regravadas.

Com os Troggs Reg desenvolveu um rock cru e básico ao extremo exemplificado em "Wild Thing". A canção não foi escrita pela banda, mas é deles a gravação mais copiada. Com seu ritmo bruto e três acordes, a música lançada em 1966 é considerada uma das precursoras do punk rock.

The Troggs
Foram músicas como essa que sedimentaram a imagem da banda como selvagem e perigosa. Mas os Troggs também tinham um lado mais doce. E ele foi bem exemplificado com "Love Is All Around", uma das várias baladas clássicas lançadas pela banda em compacto. Além de ter feito sucesso em sua versão original a canção também voltou às paradas em regravações - como a do Wet Wet Wet que tocou muito nos anos 90.

A fase de ouro dos Troggs não durou muito. No final dos anos 60 o grupo já começava a ser esquecido, ainda que Reg tenha seguido gravando discos esporádicos e fazendo shows no circuito de revival.

Mas a vida lhe reservaria ao menos mais um momento de glória, ainda que sem querer. Na década de 70 uma fita com a banda discutindo no estúdio com direito a todos os gritos e palavrões imagináveis, começou a circular entre músicos e colecionadores que logo trataram de espalhar a gravação. Com isso os "Troggs Tapes" se tornaram um dos maiores momentos da comédia involuntária de todo o rock. Algo que sempre divertiu Reg.

Veja um vídeo dos anos 60 com Reg e os Troggs tocando "Wild Thing"