Ravi Shankar morreu ontem aos 92 anos. A informação foi dada pela família do citarista que em nota disse que o músico estava internado há uma semana em um hospital norte-americano onde passou por uma cirurgia da qual não conseguiu se recuperar.

Shankar foi o maior divulgador da música clássica hindu ao redor do mundo a ponto de seu nome ter se tornado praticamente sinônimo de "música indiana". Desde os anos 30 ele viajava o mundo divulgando a cultura de seu país.

Ravi Shankar letrasCom o amigo e incentivador George Harrison
O músico alcançou grande proeminência na segunda metade dos anos 60 graças principalmente à divulgação feita pelo Beatle George Harrison que incorporou elementos da música indiana em uma série de composições suas para o quarteto de Liverpool - Within You Without You e Love You To por exemplo. Quem apresentou o trabalho de Shankar para George foi David Crosby que na época ainda um membro dos Byrds. Foi o que bastou para o mundo do rock ser invadido pela cultura indiana.

Em 1967 Ravi Shankar já era tão famoso quanto boa parte dos roqueiros da época - ele chegou a tocar no festival de Monterey ao lado de Jimi Hendrix e The Who. Mas o músico logo percebeu que aquele não era o seu mundo e decidiu voltar a se apresentar apenas em teatros e casas de concertos.

Norah Jones
Ravi Shankar teve três filhos: Shubhendra Shankar que o acompanhou durante anos até morrer prematuramente em 1992, Anoushka Shankar que também fez carreira de sucesso dentro da música indiana e a mega-estrela Norah Jones (ao lado) fruto de um rápido relacionamento do citarista com uma produtora de shows Nova Iorquina.

Veja aqui a participação de Ravi Shankar no Festival de Monterey quando o grande público roqueiro tomou conhecimento da música clássica indiana