"Artifact", um documentário do 30 Seconds To Mars, ganhou o People's Choice Documentary Award, após sua exibição no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O prêmio é dado ao documentário votado como mais popular pelo público do Festival.

Dirigido pelo próprio líder da banda, Jared Leto, usando o nome "Bartholomew Cubbins", "Artifact" mostra a batalha judicial entre o grupo e a EMI, que abriu um processo de 30 milhões de dólares contra a banda por quebra de contrato. A disputa durou 200 dias e inspirou seu terceiro LP, "This Is War".

"Começou como um filme sobre a criação do álbum e se tornou um filme sobre o conflito mais brutal e desafiador de nossas vidas. Espero que os artistas e o público que assistirem este filme entendam melhor como as coisas funcionam [na indústria fonográfica], porque entender é o necessário para mudar", explicou Leto.

"Nós estávamos lutando por todos nós, lutando por justiça. Somos uma banda pequena que obteve um pouco de sucesso e estamos lutando contra um conglomerado de bilhões de dólares. É meio maluco, não é?"

No final, o 30 Seconds To Mars assinou outro contrato com a EMI. "This Is War" vendeu dois milhões de cópias, mas de acordo com "Artifact", a banda ainda deve US$1.7 milhões para a gravadora.

(Re)veja um dos vídeos do 30 Seconds To Mars, "Kings And Queens":


Acesse a página do 30 Seconds To Mars no Vagalume para mais notícias, vídeos e letras!