Há exatamente um ano Amy Winehouse nos deixou. Assim terminava de forma triste uma vida breve e extremamente conturbada. De qualquer forma se é possível tirar algo de positivo da tragédia, mais do que anunciada vale lembrar, é que pelo menos agora a artista finalmente pode ser avaliada pelo seu trabalho e não pelo que fez ou deixava de fazer fora dos palcos e dos estúdios.

E o que se pode dizer é que, sim, o trabalho de Amy tinha, e continuará tendo, grandes méritos. Mais que tudo ela provou que o público ainda sabe reconhecer e valorizar um artista de talento mesmo quando as paradas teimam em querer contrariar isso.

A cantora também abriu espaço para outras cantoras com influência de jazz e soul music ocupassem lugar no cenário. Seja no topo - Adele naturalmente, ou numa seara mais cult, caso da veterana Sharon Jones.

Ainda assim é triste saber que os dois álbuns oficiais e mais um punhado de gravações póstumas é tudo que Winehouse tenha nos legado, já que tudo leva a crer que se a cantora conseguisse domar seus demônios, ela seguramente construiria uma carreira longa e com vários momentos de brilho, mesmo que jamais voltasse a alcançar os picos de glória experimentados no auge de "Back To Black".

Infelizmente nem sempre a vida é como a gente espera ou sonha e nesse caso só nos resta o consolo de poder ouvir os álbuns que Amy Winehouse nos deixou. É pouco, claro, mas ainda assim é muito mais do que muita gente já fez ou vai fazer.


Música Back To Black de Amy Winehouse no Vagalume!

Relembre Amy Winehouse conferindo o especial que fizemos em sua homenagem há um ano.