Vagalume

O mês de julho teve muitos lançamentos e dos mais diferentes estilos musicais! De Jennifer Lopez e Joss Stone até Slipknot e Serj Tankian.

O cenário nacional também teve bons destaques. A banda Strike e a cantora Tulipa Ruiz estão de álbuns novos.

Veja essas e outras novidades em nosso especial "Lançamentos - Julho/12"!

Jennifer Lopez - Dance Again: The Hits

Jennifer Lopez
Se você gosta de J-Lo mas nunca tinha comprado um álbum dela, esse aqui é uma ótima pedida, já que traz em um só pacote todos os hits dos mais de dez anos da carreira da cantora/atriz/apresentadora/jurada.

"Dance Again" traz assim uma sequência matadora de hits que tomaram conta das rádios e pistas nos últimos anos e que fizeram de Lopez uma das figuras mais influentes e importantes do mundo do entretenimento.

Para os fãs de longa data que já têm tudo da cantora, o CD tem duas canções inéditas, incluindo a faixa título que já está mais do que estourada com suas mais de 500 mil cópias vendidas só nos EUA.

Joss Stone - The Soul Sessions, Vol. 2

Joss Stone
Nesse segundo volume de suas "Soul Sessions" Joss Stone volta a fazer um trabalho de amor dedicado à sua maior paixão, a soul music. Para quem não sabe, ou não se lembra, o "volume 1" foi o álbum de estreia da cantora, lançado quando ela tinha apenas 16 anos.

Só não esperem covers de canções óbvias do gênero. Nesse trabalho a cantora preferiu ir atrás de músicas pouco conhecidas gravadas originalmente por nomes como The Chi-Lites ou Womack and Womack. Some ao pacote curiosidades como uma versão de "The High Road" gravada pelo Broken Bells (o projeto que une James Mercer dos Shins ao produtor Danger Mouse) e o resultado é mais um belo álbum dessa talentosa cantora.

Sparkle (Trilha Sonora) - Sparkle: Original Motion Picture Soundtrack

Sparkle - Trilha Sonora
A refilmagem do musical cult dos anos 70 "Sparkle" tinha tudo para ser o veículo que daria nova ignação à carreira de Whitney Houston. Infelizmente não era para ser e o filme acabou se tornando o canto de cisne da cantora que morreu de forma precoce em fevereiro passado.

Já que não é possível saber o que teria acontecido com a cantora após o lançamento do filme e de sua trilha o melhor é admirar o trabalho pelo que ele é. E o que se pode dizer é que pelo menos a trilha se segura - quanto ao filme ainda será preciso esperar. No Brasil ele só deve estrear em dezembro.

Apesar de ser uma refilmagem o álbum tem apenas quatro canções do filme original - todas escritas pelo gênio da soul music Curtis Mayfield. O restante das canções foram escritas especialmente para o projeto, em sua maioria por R. Kelly - incluindo "Celebrate" uma das duas músicas interpretadas por Whitney, que também canta o hino gospel "His Eye Is On The Sparrow".

Mas convém lembrar que a estrela aqui é mesmo Jordin Sparks, presente em mais da metade das faixas do disco que tem também uma boa nova canção de Cee Lo Green, a divertida I'm a Man.

Matisyahu - Spark Seeker

Matisyahu
Lembram-se do Matisyahu aquele cantor e judeu ortodoxo que misturando reggae, rock e hip-hop fez bastante sucesso na década passada? Pois bem, ele está de volta após três anos sem lançar disco com esse "Spark Seeker".

O álbum foi bem recebido pela crítica que aprovou a modernizada que ele deu em seu som e estreou no top 20 americano. Mas não se pode negar que o fato do cantor ter raspado sua famosa barba e tingido o cabelo de loiro chamou tanta ou mais atenção que o próprio disco (a comunidade blogueira judaica em particular ficou em polvorosa com essa mudança).

Mas eles não tinham com o que se preocupar. Mesmo tendo abandonado a indumentária religiosa e posto a pregação de lado para abordar temas mais universais a essência dele continua a mesma.

Serj Tankian - Harakiri

Serj Tankian
Em seu terceiro álbum solo o vocalista do System Of A Down mostra talvez o trabalho mais direto de sua carreira. Com momentos surpreendentemente pop "Harakiri" se mostra um álbum dos mais interessantes podendo agradar até àqueles que não dão muita bola para a banda que tornou-o famoso (desde que se curta o seu estilo peculiar de cantar em que gritos, melodias assobiáveis, dissonâncias e experimentalismos diversos podem surgir muitas vezes em uma mesma canção).

Mais legal ainda é saber que o disco foi todo escrito em um i-Pad. Para quem curtir vale lembrar que ele já prometeu lançar mais três álbuns em um "futuro breve".

Slipknot - Antennas to Hell

Slipknot
Mais uma coletânea entre os destaques do mês, essa aqui é para os fãs de música pesada e bem bruta, a especialidade do Slipknot, que sabe-se lá como, conseguiu emplacar nas paradas a sua música de nada fácil digestão.

"Antennas to Hell" junta hits e faixas queridas pelos fãs, algumas delas em versão ao vivo. Para os que curtem mas não tinha nada deles em casa é uma boa. Pensando também nos fãs que já têm tudo da banda, a dica é então ir atrás das versões de luxo do álbum. A edição com dois cds traz também um show ao vivo de 2009 gravado no Download Festival enquanto uma terceira versão junta ao pacote um DVD com todos os clipes da banda e mais algumas surpresas.

Como ao se falar no Slipknot o apelo visual nunca deve ser descartado, essa é certamente das três opções do álbum de longe a mais indicada, mesmo que ela custe um pouco mais.

Boys Like Girls - Crazy World (EP)
Boys Like Girls

Para certo alívio dos fãs, o "hiato por tempo indeterminado" anunciado pelo Boys Like Girls ano passado não durou muito.

Esse "Crazy World Ep" de apenas três faixas e serve de aperitivo para o álbum de mesmo nome que deve sair ainda em 2012.

Para quem curte o pop melódico praticado pela banda o disquinho deve causar boa impressão e deixar um gostinho de quero mais.

Strike - Nova Aurora

Strike
A banda Strike lançou seu terceiro álbum, "Nova Aurora". O disco se destaca pelas participações especiais e na banda apostando em uma sonoridade mais madura.

O novo trabalho do quinteto traz como convidados Dom Lampa, Projota e Rodolfo Abrantes, ex-vocalista da banda Raimundos.

Entre as músicas de "Nova Aurora", destaque para o primeiro single, "Fluxo Perfeito", que já concorre no VMB na categoria "Hit do Ano".

John Frusciante - Letur-Lefr (EP)

John Frusciante
O ex-guitarrista dos Red Hot Chilli Peppers também tem uma prolífica carreira solo que engloba mais de dez álbuns.

Frusciante é bem mais experimental e "lo-fi" do que era ao lado da banda que o consagrou. Esse EP (que saiu até em cassete no exterior) serve para preparar terreno para "PBX Funicular Intaglio Zone", o álbum que tem previsão de lançamento para o mês que vem.

Se você acha que nem toda música precisa ser imediata para funcionar pode, e deve, dar uma chance a esse disquinho com cinco amostras do "synth pop progressivo" que o músico diz praticar - seja lá o que isso signifique.

Havana Brown - When The Lights Go Out (EP)

Havana Brown
Esse Ep de cinco faixas é uma boa pedida para os fãs da DJ e cantora australiana.

Aqui estão a versão de We Run The Night com a participação de Pitbull que a tornou um dos nomes mais quentes das pistas planetárias e mais uma série de músicas para agitar qualquer festa. É ouvir e esperar o álbum de estreia dessa artista pra lá de promissora que deve sair ainda este ano.

"When The Lights Go Out" foi lançado apenas em versão digital, mas os fãs mais ardorosos podem ir atrás da edição física que saiu única e exclusivamente na Austrália.

Duran Duran - A Diamond in the Mind

Duran Duran
Saindo também em DVD esse disco é um suvenir da última turnê da veteraníssima banda inglesa que passou duas vezes pelo Brasil nos últimos dois anos.

"A Diamond In The Mind" traz o tradicional mix de (boas) canções recentes e clássicos. Como estamos falando do Duran Duran isso significa mais uma chance de se ouvir Planet Earth, A View To A Kill e até surpresas como Careless Memories.

Ótimo não só para fazer uma viagem de volta aos anos 80, mas também para ver que mesmo com mais de três decadas de estrada o grupo segue produzindo material de qualidade.

Nas - Life Is Good

Nas
Um dos rappers mais importantes de todos os tempos está de volta após quatro anos sem lançar um novo álbum. "Life Is Good" é o décimo álbum de Nas e prova que sim, é possível ser um rapper veterano e continuar relevante.

Composto sob o impacto de seu divórcio com a também cantora Kelis o trabalho surpreende pelo seu clima nostálgico, bem "old school" e pela verve do rapper que continua afiada.

Obviamente sobram farpas para sua ex e para alguns coleguinhas em um álbum que já foi comparado a outros clássicos da separação como o fundamental "Here My Dear" de Marvin Gaye. Se rap é a sua praia esse é fácil um dos discos cuja audição se faz obrigatória.

Frank Ocean - channel ORANGE

Frank Ocean
Quer ouvir um forte candidato a melhor disco do ano? Então largue tudo e ouça "channel ORANGE" o quanto antes.

Apesar de fazer parte do coletivo de rappers do Odd Future, o álbum é basicamente um disco de soul e funk á moda antiga, mas sem aquele ranço de coisa antiquada ou aquela tentativa desesperada de soar vintage.

O resultado é um disco que termina por agradar tanto os fãs de pop de Fm como o pessoal que está sempre correndo atrás das últimas novidades.

Jimmy Cliff - Rebirth

Jimmy Cliff
Verdadeiro patrimônio da música mundial, Jimmy Cliff está de volta com um disco à altura de seu talento. Belissimamente produzido por Tim Armstrong (do Rancid) "Rebirth" é um disco de reggae à moda antiga que remete aos primeiros trabalhos de Cliff que - vale lembrar - já mostrava o som da Jamaica para o mundo antes mesmo de Bob Marley.

Além de canções originais o disco tem também o cantor interpretando canções de artistas que beberam na fonte jamaicana como o Clash e o próprio Rancid.

É ouvir e torcer para que ele volte ao Brasil, afinal para quem chegou a ser motivo de piada por "não sair daqui", já estamos há uns bons 15 anos sem a sua presença marcante nos nossos palcos.

The View - Cheeky For A Reason
The View

Uma das boas bandas da atual safra de indie rock, os escoceses The View estão lançando seu quarto disco. Para quem não conhece a banda faz um pop com boas melodias, pegada punk e inegável influência de bandas como The Jam e Libertines.

Mas nem só de música agitada é feito o álbum. O grupo também abre espaço para baladas de tino clássico como a climática "Tacky Tattoo" que se for bem divulgada tem tudo para estourar.

Soul Asylum - Delayed Reaction

Soul Asylum
Nos anos 80 o Soul Asylum era um daqueles segredos bem guardados, a típica banda cult com um pequeno mas fiel séquito. Na década seguinte a sorte do grupo mudou com o álbum "Grave Dancer's Union" que emplacou a banda na MTV, levou-os à capa da "Rolling Stone" e fez do vocalista Dave Pirner um sex symbol (com direito a namoro com Winona Ryder e tudo).

O tempo passou, novos ídolos surgiram e a banda ainda que nunca tenha acabado deu uma sumida. "Delayed Reaction" é o décimo álbum de estúdio deles e chega após um hiato de seis anos.

Talvez por saber que não há mais nenhuma grande expectativa em relação a eles, aqui a banda soa reenergizada, tocando com garra pelo puro prazer de fazer música. É aquele disco que será ouvido por poucos, mas esses com certeza irão se surpreender. Especialmente se você sente saudades do rock alternativo da primeira metade dos anos 90.

P.O.D. - Murdered By Love

P.O.D.
Entrando em seu vigésimo ano de estrada, o P.O.D. segue gravando e mantendo sua base fiel de fãs.

Após quatro anos sem lançar um álbum de inéditas a banda soltou finalmente "Murdered By Love", aquele típico álbum que as bandas podem fazer após alguns anos de estrada, quando a maior preocupação não está mais em agradar à gravadora mas sim a si próprio e aos seus fãs dedicados.

Ou seja "Murdered by Love" não vai abalar nenhuma estrutura, mas cumpre a função de mostrar que a banda ainda tem o que dizer e não tem nada que vá desagradar os fãs.

Zac Brown Band - Uncaged

Zac Brown Band
Gosta de country music? Mas country music de verdade mesmo, de raíz ainda que com certa modernidade? Se sim então vale muito a pena conhecer a Zac Brown Band uma das boas bandas que se dedicam a manter o espírito da verdadeira música caipira americana vivo.

"Uncaged" é o quinto álbum da trupe e é uma festa de pedal steels, rabecas, banjos e tudo o que se espera de um verdadeiro álbum de música country. O disco bateu no topo da parada oficial americana, o que mostra que também por lá o público também anda em busca de música mais orgânica.

Newton Faulkner - Write It On Your Skin

Newton Faulkner
Ainda que pouco conhecido fora da Inglaterra, em sua terra natal Newton Faulkner é uma estrela e das grandes. Esse "Write It On your Skin" por exemplo entrou direto no topo das paradas britânicas.

Dono de um estilo todo peculiar de tocar violão - tornando-o também um instrumento de percursão - o jovem cantor transita pelo pop e pelo folk com boa desenvoltura criando canções simples e envolventes.

O disco é especialmente indicado para quem sabe que ser simples é bem diferente de ser simplório.

Tulipa Ruiz - Tudo Tanto
Tulipa Ruiz

A chegada do mais novo trabalho de Tulipa Ruiz às lojas (e também em download gratuito) serve para mostrar que ainda dá pra se ter esperança na nossa música pop. A cantora já havia causado ótima impressão com sua estreia, "Efêmera" de 2010, que com justiça foi aclamado como um dos melhores discos daquele ano, mostra aqui que, felizmente, a empolgação da crítica nesse caso se justificou.

Em "Tudo Tanto" Tulipa manteve as qualidades do disco anterior, mas se preocupou também em deixar seu som mais palatável para eventuais novos ouvintes - e eles seguramente irão surgir.

"Tudo Tanto" é assim aquele disco que pode agradar aos mais diversos ouvintes e que se ouve com prazer do início ao fim. Eis aqui um forte candidato a melhor disco brasileiro de 2012.