Patti Smith explicou que ela ligou para Johnny Depp com a ideia para a música enquanto ele filmava "Diário de Um Jornalista Bêbado" e um tempo depois, ele gravou a faixa a capella. "Então Johnny disse que a mandaria para mim para que eu não esquecesse. Então fiquei esperando, esperando e ele não mandou! Eu disse 'Johnny, cade 'Banga'? E ele respondeu 'Ah, você vai recebê-la'. E quando a recebi, ele havia colocado bateria, guitarra, tudo na música! Então o primeiro minuto da música somos só eu e Johnny Depp"

Além de um tributo à Amy Winehouse, um cover de "After The Gold Rush" do Neil Young fecha o álbum. Patti diz que terminou o álbum com essa música pois queria que ele acabasse como "um sopro de primavera": "Estava sentada num café quando "After The Gold Rush" começou a tocar e eu percebi que os dois primeiros versos dizem tudo que eu queria dizer. Não pensei que pudesse me expressar de forma melhor". Há rumores de que Patti irá participar da turnê de Neil Young.

"Banga" é o primeiro álbum de Patti desde "Twelve" (2007), seu álbum de covers e "Trampin" (2004), com material original.

Veja abaixo o primeiro single do álbum "Banga", "April Fool":



Veja mais notícias e letras da Patti Smith no Vagalume.