Chris Cornell estima que 75% do próximo álbum de estúdio do Soundgarden, o primeiro desde "Down on the Upside" de 1996, já esteja finalizado. O vocalista do grupo revelou que o álbum estará masterizado dentro de uma semana e que provavelmente será lançado em outubro: "Eu diria setembro, mas vou apostar em outubro. Já terminamos quase tudo", contou Cornell a Rolling Stone

Recentemente, o grupo foi convidado para contribuir com a trilha sonora do filme de super heróis "Os Vingadores" de Joss Whedon. "Foi a última canção que escrevemos", comentou sobre a faixa "Live To Rise", o primeiro single em 15 anos. Segundo o cantor de "Black Hole Sun", a nova canção não representa necessariamente o estilo de todo o álbum, mas cairá bem ao disco como um todo.

No entanto, Cornell contou que o processo de criação não foi uma tarefa simples: "Passei por muitas ideias que rejeitei - provavelmente mais ideias do que o normal. O Soundgarden usa muitas marcas de tempo características e coisas desse tipo, [mas] achei que essa tinha de ser um pouco mais direta por ser para um público amplo".

"A ideia de ter uma letra inteligente e ser melódica e tudo mais - é complicado fazer tudo isso. Depois que comecei, queria que tudo ficasse direito, mas talvez eu só estivesse exagerando com um momento de transtorno obsessivo-compulsivo", continuou o vocalista que investiu em uma carreira solo após o término da banda em 1997.

Confira abaixo o videoclipe de "Live To Rise" do Soundgarden: