Michael Boyd, diretor artístico da Royal Shakespeare Company, acredita que há semelhanças entre os trabalhos do bardo inglês e as composições de rappers modernos como Jay-Z e Will.i.am, do Black Eyed Peas: "O mais próximo de Shakespeare que há na contemporaneidade são os rappers".

"[Eles usam] uma fala rápida, incrivelmente organizada, com linguagem métrica extremamente engenhosa, o que é muito inteligente para se comunicar de forma consciente com toda a sociedade", explicou Boyd.

Em entrevista a um programa de televisão americano, o especialista no autor britânico continuou: "O motivo pelo qual Shakespeare ainda vive é que ele queria ser relevante, estava tentando ser relevante. Ele precisava expicar o mundo ao redor de si. Rap também é assim. A boa poesia nasce de uma necessidade. Eles pensam em como dizer algo para que caia como um raio, não te cause complicações e seja memorável - não só para a plateia".

Boyd ainda encontrou outras semelhanças entre o dramaturgo do século XVI, o marido de Beyoncé e o vocalista do Black Eyed Peas: "Shakespeare inventou uma grande quantidade de palavras. Ele unia as palavras de forma inovadoras para enriquecer o vocabulário e buscar novas maneiras de se comunicar".

Veja letras, traduções e vídeos de Jay-Z e Will.i.am!