O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, estaria planejando a introdução de uma classificação indicativa para videoclipes.

O chefe do governo britânico afirmou que determinados vídeos picantes não deveriam ser recomendados a menores de 18 anos, o que evitaria a sexualização das crianças.

Reuniões com representantes da indústria musical acontecerão no próximo mês. De acordo com o tabloide The Sun, Cameron disse que punirá os chefões da música se as regras forem infringidas.

O relatório Letting Children Be Children [em português, "Permitindo Às Crianças Serem Crianças"], de autoria de Reg Bailey, disse: "Alguns pais mostraram-se preocupados com a possibilidade de esses vídeos estarem influenciando de uma maneira negativa o comportamento dos seus filhos em relação às mulheres".

Segundo Bailey, a resposta da indústria musical tem sido decepcionante até agora: "Muitas das indústrias mencionadas no relatório do ano passado reagiram positivamente às nossas recomendações. Não posso dizer que esse foi o caso com os videoclipes. A classificação indicativa deve ser aplicada a eles".

No início deste ano, Cameron revelou planos para aplicar classificações etárias a vídeos que contenham imagens de sexo, violência e linguagem de baixo calão.

Em 2011, Gary Barlow, integrante do Take That e jurado do programa The X Factor, disse que a cena musical moderna é "sexy demais" e "grosseira" para as crianças.

Mantenha-se por dentro das novidades do mundo da música com o Vagalume!