Hoje Renato Russo estaria fazendo 52 anos se estivesse vivo. O líder da Legião Urbana morreu em outubro de 1996 após lutar durante anos contra o HIV.

Uma das pessoas mais importantes do rock brasileiro, Russo ao lado da Legião conseguiu o improvável feito de conquistar o grande público. Isso sem abrir mão de suas convicções e muito menos buscando o sucesso fácil. Coube à banda, mais até do que os outros grupos dos anos 80, a tarefa de apresentar aos jovens brasileiros a sonoridade pós-punk. Mas, ao contrário do que muitos pensam, é sempre bom lembrar que essa influência de bandas estrangeiras sempre veio carregada com o nosso sotaque e acompanhada letras que diziam respeito ao Brasil e aos jovens que viviam naqueles anos um tanto confusos, quando o país saía da ditadura militar e começava a correr atrás do tempo perdido.

A se lamentar apenas que no dia em que lembramos mais uma vez de Renato Russo a Legião tenha voltado a ser assunto após a descoberta de que o outro Renato da banda (o baixista de sobrenome Rocha que tocou nos três primeiros discos) tenha sido descoberto morando nas ruas do Rio de Janeiro.

Tristezas á parte o fato é que as músicas que Renato nos deixou seguem em sua maior parte atemporais, o que explica a quantidade de jovens que a cada ano descobrem a banda. Relembre então algumas dessas músicas - e também algumas das covers gravadas por Russo em sua carreira solo. nessa playlist preparada especialmente pelo Vagalume para todos os fãs da Legião Urbana.

Letras de música