Renato Rocha, o ex-baixista da Legião Urbana (o segundo da esquerda na foto ao lado) está morando na rua há cinco anos, segundo uma reportagem levada ao ar ontem no programa "Domingo Espetacular " da Rede Record que encontrou o músico nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.

Legião Urbana
Não se sabe exatamente como Rocha acabou quase que na mendicância, mas o pai dele, também ouvido pela repórter Isabela Veiga que chefiou a matéria, disse acreditar que tudo esteja ligado ao vício do filho em drogas que se agravou ainda mais após sua saída da banda e um posterior divórcio.

Some a isso o fato dele receber pouquíssimo dinheiro de direitos autorais (na média foram R$900 reais mensais nos últimos dez anos) e talvez seja possível entender a triste situação em que o baixista se atualmente encontra.


DivulgaçãoLegião Urbana letras
Rocha, também chamado de Negreti, tocou nos três primeiros álbuns da Legião, e não é exagero dizer que ele era tecnicamente falando, o melhor instrumentista do grupo (confiram por exemplo as linhas de baixo de músicas como A Dança ou O Reggae).

Ao mesmo tempo ele sempre pareceu não estar totalmente integrado à banda e a sua saída um pouco antes das gravações de "As Quatro Estações" em 1989 não chegou a surpreender.

Segundo a banda Rocha foi saído após sua falta de responsabilidade ter ficado intolerável. Além de ter tocado nesses três álbuns, Rocha é creditado como autor em meia dúzia de canções do grupo, entre essas alguns hits como Quase Sem Querer e Angra Dos Reis (mas não em Geração Coca-Cola ou Eduardo E Mônica como diz a reportagem).

Bonfá se defende

Marcelo Bonfá letras
Os dois ex-membros da banda ainda vivos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá (ao lado) não quiseram comentar sobre o assunto para a reportagem televisiva. Mas após a grande repercussão da matéria Bonfá se pronunciou em seu Twitter oficial. "Nós da banda sempre tentamos ajudar o Renato Rocha, mesmo quando ele ainda era um musico ausente dentro na banda." escreveu o baterista. Ele prossegue: "Depois disso ele se distanciou e se envolveu em problemas que iam além das nossas possibilidades de ajudá-lo."

O músico ainda revela que Dado Villa-Lobos, que tem um estúdio, chamou o ex-colega para particiapr de uma gravação nos anos 90 e que ele se mostrou incapaz de realizá-la. Ou seja as mensagens corrobaram as declarações dadas pelo guitarrista da Plebe Rude Phillipe Seabra à reportagem televisiva de que ainda que muitos tenham tentado ajudar Rocha ele jamais se deixou ajudar.

O que você achou dessa triste história? Comente e ouça os discos da Legião aqui no Vagalume.