Além de humorista Chico Anysio, que morreu hoje aos 80 anos, também teve uma fase de artista musical de sucesso. Algo que os mais novos talvez não saibam. Chico compôs A Fia de Chico Brito que fez sucesso com Dolores Duran e chegou a lançar alguns discos nos anos 60. Mas o seu grande momento musical se deu na década seguinte.

Baiano e Os Novos Caetanos
Foi no começo dos anos 70 quando ele criou o divertidíssimo Baiano e os Novos Caetanos para o seu programa de televisão em uma clara sátira/homenagem à Caetano, Gilberto Gil e logicamente, os Novos Baianos. Nessa empreitada Chico contou com a ajuda dos talentos humorísticos e musicais de outro craque que nos deixou cedo, o grande Arnaud Rodrigues e do guitarrista Renato Piau.

Os esquetes vinham acompanhados de canções geralmente compostas pela dupla e logo o público percebeu que mais do que "músicas pra dar risada" os dois estavam cantando grandes canções com letras inteligentes cheias de mensagens cifradas - lembrando que o país atravessava a pior fase da ditadura militar.

Baiano e Os Novos Caetanos
Baiano e Os Novos Caetanos Baiano e Os Novos Caetanos
Não demorou muito para o Baiano e os Novos Caetanos virar um grupo "de verdade" e em 1974 eles lançaram seu disco de estreia, um pequeno clássico que merece ser redescoberto com sua mistura de regionalismo com rock, soul e galhofa pura.
Chico disse que o disco foi feito sem muita pretensão e que de repente até no Japão ele estava tocando.

O grupo lançou um segundo disco - também bastante divertido - e até reapareceu nos anos 80 (aqui sem tanto sucesso), mas nenhum deles teve o mesmo impacto do álbum de estreia.

Hoje as televisões certamente farão diversas homenagens ao humorista Chico Anysio. O Vagalume então aproveita para lembrar esse lado menos conhecido dele, mas que é igualmente brilhante. Valeu Chico!

Primeiro ouça Urubu Tá Com Raiva do Boi com letra que continua atual.



E aqui está o maior sucesso do grupo a bela Folia de Rei