Há exatos 30 anos o heavy-metal perdeu um de seus mais promissores talentos. Com apenas 25 anos Randy Rhoads morreu em um acidente de avião. O músico morreu quando se tornava uma das maiores sensações da guitarra graças ao seu trabalho nos dois primeiros discos de Ozzy Osbourne ("Blizzard of Ozz" e "Diary of a Madman").

A morte de Rhoads pode ser considerada uma das mais infelizes da história do rock. Tudo começou quando após algumas horas viajando de ônibus depois de mais um show, a trupe de Ozzy parou para descansar em uma propriedade onde ficava a casa do motorista. Ali também estavam estacionados algumas pequenas aeronaves. Andrew Aycock, o tal motorista, tinha habilitação para pilotar e resolveu "dar umas voltas" em uma das aeronaves.

Primeiro ele chamou o tecladista da banda, Don Airey, para um passeio que transcorreu sem maiores problemas.
Logo depois ele convenceu Rhoads (que tinha medo de voar) e a cabeleireira e maquiadora Rachel Youngblood a também fazerem um voo.
A versão mais aceita do que se sucedeu é a de que Aycock dava alguns voos rasantes no ônibus onde Ozzy e outros membros da equipe dormiam.

Ozzy Osbourne
Nas duas primeiras vezes ele conseguiu. Mas na terceira a asa do avião bateu no teto do ônibus, causando a sua queda e morte instantânea dos três, que só puderam ter seus corpos identificados pelas arcadas dentárias.

Após a morte de seu companheiro e amigo Ozzy Osbourne entrou em uma de suas piores fases marcada por excessos dos mais diversos. Ele afinal sabia que havia perdido um de seus maiores trunfos.
Desde então a lenda em torno de Randy só se fez aumentar. E em todos cantos do mundo é possível encontrar jovens guitarristas suando a camsia para tentar tirar nota por nota os solos de canções como Crazy Train ou Mr. Crowley.

Confira aqui um dos raros vídeos com boa qualidade a mostrar Randy Rhoads ao lado de Ozzy Osbourne e preste seu tributo a esse grande herói da guitarra que tão cedo nos deixou.