Davy Jones um dos integrantes dos Monkees morreu hoje aos 66 anos após sofrer uma ataque cardíaco. A banda fez muito sucesso nos anos 60 quando chegou a rivalizar em vendas com os Beatles.

Os Monkees foram o primeiro grupo "pré-fabricado" da história. Com o sucesso dos filmes dos Beatles, os produtores da NBC decidiram criar uma banda para uma série de televisão e puseram nos jornais um anúncio que buscava malucos para fazerem parte de um programa de tv . Jones, que já tinha experiência como ator mirim foi um dos aprovados. O programa de televisão e os discos da banda (nos quais eles quase nunca tocavam, especialmente no começo) fizeram um sucesso estrondoso com seu pop simples, mas muito bem elaborado.

The Monkees
The Monkees Os Monkees em cena de sua série de TV. Jones é o quarto da esquerda pra direita
Após alguns anos o quarteto passou a ficar cansado da imagem de banda "de mentira" e se rebelou exigindo mais independência. Jones que nunca se viu como músico - ao contrário de Michael Nesmith e Peter Tork - ficou dos lados dos seus colegas, mais por companheirismo.

Ainda assim os discos que se seguiram estão entre os melhores do grupo aliando música pop a uma boa dose de psicodelia.
Foi nessa época - em meados de 1968 - que Jones quem cantou a música mais célebre e querida da banda Daydream Believer.

O seriado durou três temporadas e o grupo ainda protagonizou um dos mais bizarros filmes já feitos. "Head", de 1968 parece ter sido feito com a intenção de acabar de vez com a imagem de banda teen que os perseguia. O filme fracassou nas bilheterias, mas se tornou um dos grandes filmes pop da história - uma curiosidade: o roteiro era de Jack Nicholson.

Com o fim da série a banda ainda se manteve na ativa por mais alguns anos, mas logo encerrou a carreira. Os Monkees se reuniram por algumas vezes a partir dos anos 80, para algumas turnês bem sucedidas, marcadas, naturalmente pela nostalgia. A última delas aconteceu no ano passado.

Confira o vídeo de Daydream Believer um dos maiores sucessos dos Monkees e preste seu tributo a Davy Jones.