O site NME.com publicou na última terça-feira, 21 de fevereiro, uma lista com os dez álbuns mais pretensiosos de todos os tempos. Vários artistas entraram nesse top 10, como The Smashing Pumpkins, KISS, Lou Reed, Metallica e, no primeiro lugar, Lady Gaga.

Segundo a matéria publicada em um dos blogs da NME, escrita por Priya Elan, o momento mais pretensioso do disco foi a canção "Scheisse", cantada em alemão.

"Por algum tempo, Gaga foi a estrela do pop mais empolgante do planeta. Mas, em 'Born This Way', ela parecia acreditar na sua própria hype, convencida de que tinha uma mensagem para compartilhar. Escutei um álbum de 'hinos' pesados que não conseguiram mascarar o fato de que não havia nenhuma diversão", dizia a crítica.

No entanto, Gaga não deixou por menos e recorreu ao Twitter para compartilhar seu desgosto com os fãs na quinta-feira à noite:

"Oh, a ironia de ganhar 'O Álbum Mais Pretensioso de Todos os Tempos' de ninguém menos que a NME. *revirando os olhos* Eu poderia rir para sempre e depois voltar ao narcisismo", publicou Gaga, desmerecendo a revista britânica.

Lady Gaga