Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Prêmio Vagalume 2011: 3º lugar Fã site - BieberMania

    Veja nossa entrevista com o fã site de Justin Bieber!

    Há 2 anos da Redação

    Justin Bieber letras

    Um dos destaques nas votações do Prêmio Vagalume 2011, o BieberMania, dedicado ao cantor Justin Bieber, completou o pódio na categoria Fã Sites. Conversamos com Luci Santos, criadora do fã site, que contou a história do BieberMania e muito mais!

    Veja a seguir:

    1 - Quando vocês inauguraram o BieberMania?

    O BieberMania.com.br nasceu em 20 de julho de 2010, e começou como uma coluna de um portal de notícias já extinto, e eu, Luci Santos (23 anos), que já era fã do Justin Bieber há algum tempo sempre quis me dedicar junto com um grupo em um trabalho pelo Justin e sua carreira, e a coluna começou com este nome "BieberMania", no entanto as ocupações com o trabalho me permitiram apenas criar o layout e deixar as atualizações dos 3 primeiros meses por conta de uma equipe de 3 fãs.

    Mas, a cada dia eu queria fazer algo que amo, que era trabalhar com redação e jornalismo, e ao mesmo tempo, admirar o trabalho e a história de vida de Justin Bieber me fez arriscar tudo para fazer esse trabalho. Então resolvi me dedicar integralmente ao site e trabalhar como freela na minha área, que é de webdesign e programação, e diminuí a quantidade de serviços que pegava por mês para ter mais tempo para o site. Apenas no dia 15 de agosto de 2010 o site ganhou um domínio próprio (www.biebermania.com.br). Com o tempo o site foi ganhando um design e estrutura mais trabalhada, galeria de fotos há pouco mais de seis meses e uma versão mobile para os fãs acessarem as últimas notícias por dispositivos móveis, e estaremos lançando também uma revista digital, mensal, dedicada ao Justin, em breve.

    Foi a melhor coisa que fiz, já que faço algo que realmente amo, e ser Belieber, mesmo que um pouco fora do padrão de idade da maioria dos fãs de Justin Bieber, foi algo que fez eu me encontrar, e pude dividir esse amor de fã com meus próprios sonhos. O site começou tímido, cada seguidor do Twitter (@BiebersManiaBR) foi alcançado um por um, e nosso ideal era realmente seguir o espírito de união que o próprio Justin quer passar, que é de fazer os fãs se sentirem mais perto dele e como uma família, como ele mesmo diz, todos os fãs "fazem parte disso", de sua carreira e de ele estar vivendo seu sonho.

    Acabamos de fazer um ano, e graças a Deus e ao apoio dos fãs que querem apoiar cada vez mais o Bieber, acumulamos mais de 30 milhões de page views nas seções de notícias, e muito mais do que o sucesso em termos de acessos, o que me faz acordar todos os dias e está em contato com eles, de acompanhar o dia a dia do Bieber e informar da melhor forma que podemos sobre o Justin para os outros fãs, é justamente esse sentimento de que, como fazemos "parte disso", nos empenhamos para fazer sempre o melhor de nós pelo Justin Bieber e os fãs.

    2 - Qual é a equipe que faz o fã site?

    Temos uma equipe com mais de 15 membros, fãs que informam outros fãs e que fazem este trabalho por puro amor ao Justin Bieber. Os posts publicados por cada membro já identifica o autor e Twitter dos mesmos, e assim, abrimos mais um canal para os fãs/leitores conversarem com os moderadores do site. Estes membros se dividem entre traduções de textos, projetos, legenda de vídeos, moderação do Twitter, Facebook, Tumblr, Formspring, coberturas de eventos, games e gincanas para divertir os fãs em nossas redes sociais, edição de fotos, etc.

    3 - Contem para a gente, como é o trabalho de vocês?

    Nos dividimos entre várias seções, funções, redes sociais e colunas do site. Nos eventos e premiações em que o Justin está, fazemos transmissões dos últimos detalhes em tempo real, compartilhamos tudo e se possível em primeira mão para o "Team Bieber" não perder nenhum detalhe.

    Entre fotos, traduções de textos já que utilizamos fontes internacionais em inglês e espanhol a maioria. A equipe é unida e isso é um dos pontos fortes e o que faz o trabalho ser ainda mais gratificante, por que cada um é importante para o sucesso do site e trabalhamos com a humildade de ouvir ao outro e melhorar no que for preciso. Gostamos de ouvir os fãs, de responder os mesmos sempre e de interagir com eles como parte do grupo, porque somos fãs, evitamos a postura de ignorar os fãs que nos acompanham no Twitter ou de parecer que somos 'mais fãs' ou 'melhores' só por que somos um fã site.

    Nosso Twitter tem menos de 1 ano e começamos com 10 seguidores apenas, e antes era mais fácil responder a todos, mas mesmo hoje que temos mais de 45 mil seguidores, fazemos questão de responder a todos que vemos, mesmo que com um sorriso ou um 'S2' quando recebemos algum elogio, ou via formspring. Fazemos isso por que acredito que cada fã é essencial e precisa ter nosso respeito e carinho sempre, por que cada um está ajudando Justin Bieber e viver seu sonho.

    4 - Para quem vocês dedicam esse ótimo desempenho no Prêmio Vagalume 2011?

    Entramos pela primeira vez no prêmio e ficamos muito felizes por termos tido esse desempenho, além do 1º lugar como fã site do Justin, também fomos o primeiro fã site dele a entrar no TOP 10 do Prêmio Vagalume e o 3º do Brasil, nos artistas em geral. Dedicamos tudo isso em primeiro lugar a Deus, e em segundo ao Justin Bieber e aos fãs que nos apoiam e são parte dessa família. Sem eles nada seria possível e o site nem sequer existiria.

    O Justin com sua própria história de vida inspira os fãs a acreditarem em seus sonhos e mesmo que as coisas pareçam difíceis de alcançar ou hajam mil barreiras para isso, o primeiro passo para chegar onde queremos, é quando decidimos lutar, essa já é a primeira barreira vencida, com fé e a coragem. Foi assim que começamos e é assim que o BieberMania vai continuar, com muita força e fé, a mesma que Justin nos inspira. Temos muito o que comemorar e nos orgulhar em apenas 1 ano e seis meses de fã site, e ainda muito o que alcançar. Acredito que o mesmo amor e dedicação que nos fez começar esse trabalho, sem nenhuma expectativa do que viria e de que poderíamos ganhar esse prêmio, nos fará ir mais longe e cada vez mais perto de Justin Bieber.

    Fazer esse trabalho não foi uma decisão temporária de fã de "uma febre teen", mas é algo que farei até o fim, até por que o Justin tem um talento que não vai se limitar a apenas isso, "uma febre teen", ele continuará a ser a nossa febre sempre, e tem uma longa carreira pela frente. Justin precisa de todos os fãs do seu lado, tenho certeza que eu e milhares de fãs estarão lá, não só para gritar nos shows, mas para estarem ao lado dele sempre. Nossa equipe esteve com ele durante sua passagem ao Brasil e esse encontro e a forma como ele nos tratou, agradecendo pelo trabalho que realizamos no site, receber o seu abraço e olhar de gratidão, reforçou ainda mais essa vontade de continuar.

    5 - Para vocês, qual é a importância para os fã sites em receber um reconhecimento como o Prêmio Vagalume 2011?

    Esse prêmio, eu acredito que é uma resposta, muito além de dizer, "quem é o melhor", mas sim uma resposta dos fãs a todo o amor e carinho que dedicamos ao Bieber e a eles, mesmo que à distância, eles estão sentindo e retribuindo nosso carinho por esse trabalho e isso é muito mais importante no final.

    Somos apenas parte dessa grande família que ama o Justin e o ajudou a estar onde estar hoje. Cada prêmio que ganhamos, cada vitória alcançada não são apenas números, são pessoas retribuindo nosso amor, essa é a importância que vencer o Prêmio Vagalume 2011 tem para nós do BieberMania.com.br, então obrigado e estaremos sempre buscando o melhor de cada um de nós por vocês e pelo Justin Bieber.
    Comente