O tempo passa mesmo pros roqueiros mais rebeldes. No dia de hoje, acreditem se quiser, Axl Rose está completando 50 anos. Por mais da metade desse meio século de vida ele esteve ligado ao Guns n' Roses.

São pelo menos duas décadas e meia de polêmicas, brigas e confusões, mas também de momentos verdadeiramente gloriosos.

Guns N' Roses
Guns N' Roses Um ainda adolescente Axl Rose em foto para o livro da escola
W. Axl Rose nasceu William Bruce Rose, Jr, em Lafayette no estado de Indiana. Sua infância não foi nem de longe uma maravilha. Filho de uma mãe adolescente, seu pai biológico abandonou a casa quando ele tinha dois anos de idade e ele acabou sendo criado mesmo pelo segundo marido de sua mãe - um homem extremanente rígido e religioso, do tipo que proibia tudo.

Anos depois Axl disse que durante uma sessão de teoria de regressão ele descobriu que havia sido abusado sexualmente aos dois anos pelo seu pai biológico. Já o padrasto também abusou fisicamente dele e de seus irmão e sexualmente de sua irmã.

Não é a toa que logo ele se tornou um dos grandes delinquentes da cidade.

A história só não teve um final infeliz porque desde cedo Axl achou conforto na música. Mas antes disso ele teve que se entender com a justiça diversas vezes e por pouco não acabou na cadeia como um criminoso qualquer.

Para evitar isso ele se mudou para Los Angeles em 1982.

A cidade nessa época fervilhava e as cenas de punk e metal estavam à toda. Não demorou muito para que ele montasse suas primeiras bandas (ele chegou a ser um dos primeiros vocalistas do L.A. Guns).

Guns N' Roses

Guns N' Roses
A banda que daria fama, fortuna e muita dor de cabeça nos anos futuros para Axl surge em 1985. Após várias mudanças na formação o Guns N' Roses se estabilizou com Axl nos vocais, seu amigo de infância Izzy Stradlin na guitarra base, mais o baterista Steven Adler, Duff McKagan no baixo e Slash como guitarrista solo. Após causarem boa impressão na cena angelena eles foram contratados pela Geffen. O primeiro ep ("Live ?!*@ Like a Suicide") saiu em 1986
É engraçado que hoje o Guns seja por vezes visto como mais uma banda de hard rock a sair de Los Angeles nos anos 80. Isso porque na época eles eram vistos exatamente como a antítese de bandas como o Mötley Crüe.

Guns N' Roses
A verdadeira carta de intenções da banda saiu em 1987. "Appetite for Destruction" (capa ao lado), hoje clássico incontestável do rock, mostrava que havia sim espaço nos sintéticos anos 80 para o hard rock de pegada clássica. Ali a banda destilou suas maiores influências (Aerosmith, Rolling Stones, AC/DC, Hanoi Rocks e New York Dolls entre elas) em um conjunto coeso e também comercialmente viável. Não que o sucesso tenha surgido imediatamente. O disco na verdade demorou a pegar. Mas quando estourou a escalada foi vertiginosa. "Appetite" chegou finalmente ao topo da parada em agosto de 1988 e Axl Rose se tornou presença constante na MTV e nas capas de revista.

Com a banda em alta e nem sinal de um disco novo em vista, a Geffen lançou o mini álbum "G N' R Lies" que trazia de um lado as faixas de "Live ?!*@ Like a Suicide" e do outro quatro canções acústicas. Entre essas o hit Patience e as polêmicas Used To Love Her e One In A Million que levaram Axl a ser acusado de racismo, homofobia e misoginia.

A Maior Banda do Planeta

Guns N' Roses letras
O mundo precisou esperar até setembro de 1991 para ouvir um novo álbum da banda. Para compensar a espera o grupo lançou dois álbuns de uma vez, cada um com mais de setenta minutos de duração. megalomania à parte o fato é que os dois volumes de "Use Your Illusion" venderam muito e fizeram do Guns N' Roses a maior banda do planeta por alguns anos.

Ao lançamento seguiu-se uma turnê de proporções gigantescas que cruzou o planeta diversas vezes. No Brasil a tour deu as caras duas vezes. Primeiro em janeiro de 1991 no segundo Rock in Rio onde ouvimos algumas músicas novas em primeira mão e depois no ano seguinte quando o comportamento de Axl (que arremessou uma cadeira nos jornalistas que estavam no saguão do hotel) ganhou tanto ou mais espaço nos jornais que as apresentações em si.

Axl o solitário

Guns N' Roses letras
Os anos que se seguiram foram confusos. Afinal ninguém sobrevive incólume a tanta pressão. Após lançarem um disco de covers "The Spaghetti Incident?" em 1993 a banda sumiu de vista. Os anos passavam, nenhum material novo era lançado e um a um os integrantes foram deixando o grupo deixando Axl sozinho para carregar o nome e o legado do grupo.

Até 2008 quando finalmente o álbum "Chinese Democracy" saiu pouco ou nada se viu ou se soube de Axl.

Algumas apresentações esparsas (incluindo uma no Rock in Rio de 2001) e dois singles (uma cover de Sympathy For The Devil em 1996 e Oh My God em 1999) foi tudo que o grupo entregou em todo esse tempo.

Guns N' Roses
Guns N' Roses (Foto: Fernando Schlaepfer/Grudaemmim)
Ainda que "Chinese Democracy" não tenha feito o mesmo sucesso dos outros discos da banda - com a decisão de Axl por não fazer clipes e nem dar entrevistas para divulgar o álbum ajudando em muito para isso - o Guns N' Roses continua sendo uma grande atração em qualquer palco do planeta. Apesar dos atrasos monumentais que já se tornaram tão ou mais famosos que o próprio vocalista. Mas a verdade é que o sonho maior dos fãs é o de ver a banda reunida em sua formação clássica novamente.

Axl sempre diz que isso é impossível de acontecer, enquanto os outros ex-integrantes se mostram mais dispostos ao reencontro. Após a confirmação de que a banda entrará para o Hall da Fama do Rock as chances obviamente aumentaram, mas será preciso esperarmos até o dia 14 de abril para vermos o que irá acontecer. Antes disso Axl irá celebrar seu meio século de vida com uma série de seis shows intimistas do Guns N' Roses nos Estados Unidos. O primeiro deles acontece nesta sexta-feira.

Celebre os 50 anos de Axl Rose conferindo o clipe de Sweet Child O' Mine.

Música Sweet Child O' Mine de Guns N' Roses no Vagalume!