Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Sete filmes biográficos para assistir no fim de semana

    Conheça quais músicos tiveram suas histórias contadas nas telonas!

    Há 2 anos da Redação

    Muitos músicos têm vidas turbulentas e cercadas pela mídia. Geralmente, as suas histórias são tão fixantes e cheias de reviravoltas que inúmeros artistas e suas vidas já serviram de enredo para filmes. Conheça os filmes biográficos mais comentados pelo público e pela crítica de cinema!

    "Johnny & June" (2005) - Johnny Cash e June Carter

    Johnny Cash letras
    Johnny Cash letras
    Não pode faltar na nossa lista a história do artista country, Johnny Cash, desde sua infância trabalhando em uma fazenda de algodão até o sucesso em Memphis, onde gravou junto a artistas como Elvis Presley e Jerry Lee Lewis. No entanto, a história se centra em sua vida tumultuada pelo uso de drogas e por detenções e na sua relação com a futura esposa, June Carter. Quem interpreta o astro do interior é o ator e músico Joaquin Phoenix e a atriz Reese Whiterspoon recebeu um Oscar por sua interpretação de June Carter.

    "The Runaways - Garotas do Rock" (2010) - The Runaways

    The Runaways letras
    The Runaways letras
    Uma opção para os mais jovens traz as estrelas da série de filmes "Crepúsculo", Kristen Stewart e Dakota Fanning, interpretando as estrelas femininas do rock dos anos 1970, Joan Jett e Cherie Currie. O filme mostra o relacionamento das jovens, suas vidas desajustadas e como conseguiram alcançar a fama. The Runaways foi uma banda inovadora para a época, formada por cinco mulheres, e criou sucessos como "Cherry Bomb".

    "Ray" (2004) - Ray Charles

    Ray Charles letras
    Ray Charles letras
    A biografia do astro do soul, Ray Charles, estrelada pelo também músico Jamie Foxx, concedeu ao ator o Oscar por sua interpretação e personificação incríveis. No filme "Ray", conhecemos a infância pobre do pianista, a sua perda da visão a partir dos cinco anos de idade e o surgimento do seu interesse pela música. Assim como Johnny Cash, Ray Charles teve problemas com drogas após a fama, e a história do ídolo ultrapassando o vício e seus relacionamentos amorosos turbulentos são os temas centrais do filme.

    "8 Mile - Rua das Ilusões" (2002) - Eminem
    Eminem letras

    Uma opção para os fãs de rap e hip-hop é "8 Mile - Rua das Ilusões", que conta a história de Eminem e é estrelado por ninguém menos que o próprio Eminem. A trama central gira ao redor da juventude turbulenta e perturbada do astro, que teve de enfrentar sua mãe alcoólatra, sua namorada grávida, a falta de dinheiro e também preconceito racial para entrar no universo do rap. O filme foi bem recebido pela crítica e marcou o primeiro papel principal do rapper nos cinemas.

    "Piaf - Um Hino ao Amor" (2007) - Édith Piaf

    Edith Piaf letras
    Edith Piaf letras
    Mais uma filme biográfico ajudou uma artista a conquistar o Oscar pela atuação, Marion Cotillard como Édith Piaf. O enredo conta a história da estrela francesa e as dificuldades que enfrentou em sua vida; Piaf foi abandonada pelos pais alcóolatras, ficou cega durante a infância (mas magicamente se curou), sua filha morreu aos dois anos de idade, entre outros problemas. "Piaf - Um Hino ao Amor" é uma ótima opção para descobrir um pouco mais sobre o caminho até o sucesso da intérprete de "La Vie En Rose".

    "I'm Not There - Não Estou Lá" (2007) - Bob Dylan

    Bob Dylan letras
    Bob Dylan letras
    Para os fãs do autor do sucesso "Like A Rolling Stone", essa é a melhor recomendação. Trazendo uma abordagem distinta dos outros filmes biográficos, cada personagem representa um aspecto da personalidade de Bob Dylan, então um total de seis atores interpretam o astro do folk, incluindo Cate Blanchett (foto), Heath Ledger e Christian Bale, o que permite ao espectador visualizar todas as mudanças pelas quais passou Bob Dylan, sempre engajado em questões sociais e políticas.

    "Dreamgirls - Em Busca de um Sonho" (2006) - The Supremes

    The Supremes letras
    O famoso trio do soul da década de 60 também serviu de tema para um longa-metragem. Muitos dos personagens da história das The Supremes são intepretados por atores que também têm carreiras musicais: Beyoncé Knowles, Jennifer Hudson, Jamie Foxx (que já tinha ganhado o Oscar pelo
    The Supremes letras
    papel de Ray Charles) e Eddie Murphy. De vestidos costurados em casa e shows locais até a fama mundial e desavenças internas, esse filme é uma ótima opção para conhecer como Diana Ross e suas parceiras chegaram ao topo.
    Comente