A estatal de rádio e televisão britânica BBC divulgou hoje o vencedor do Sound of 2012, que anualmente nomeia uma promessa musical.

Jessie J foi a vencedora da edição de 2011.

Em comunicado, a estação anunciou:

"Michael Kiwanuka é o vencedor do BBC Sound of 2012. Não são muitos os artistas destacados pelo BBC Sound of ao longo dos anos que podem dizer que foram influenciados por um CD distribuído gratuitamente junto a uma revista. Entretanto, essa é a história de Michael Kiwanuka. Ele deixou para trás suas primeiras paixões musicais, Nirvana e Radiohead, quando encontrou uma gravação rara de "Sitting On The Dock Of The Bay" de Otis Redding em uma revista em homenagem a Bob Dylan.

O soul de Kiwanuka tomou uma direção folk à maneira da Rootsy Records, influenciado por John Martyn, Pop Staples e Bill Withers. Não demorou até sua voz chamar a atenção de Paul Butler do The Bees, que o levou para a Ilha de Wight para trabalhar no EP "Tell Me The Tale". Em pouco tempo, a Communion Records assinou um contrato com o músico de 24 anos e Adele convidou o londrino para a sua histórica turnê de 2011.

Laura Marling também propôs uma participação na sua turnê, enquanto o imperturbável Kiwanuka roubava a cena entre Björk, Red Hot Chilli Peppers e Noel Gallagher no último programa Later... with Jools Holland da temporada. 2012 certamente trará muitos triunfos mais."

O primeiro álbum de Kiwanuka, "Home Again", chega às lojas em 23 de março.

Ouça a faixa-título do álbum, primeiro single do disco, com legendas em inglês e português: