Amy Winehouse










É certo que a fama aumenta os riscos de morte para as estrelas do rock, mas é falsa a teoria de que o perigo é maior aos 27 anos, de acordo com um estudo publicado na terça-feira pelo British Medical Journal (BMJ).

A teoria do "Clube dos 27" ganhou destaque este ano quando Amy Winehouse se juntou a Jim Morrison, Kurt Cobain, Brian Jones e outros músicos que faleceram aos 27.

Estatísticos da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, puseram a hipótese à prova, compilando uma base de dados de 1046 músicos, contendo artistas em carreira solo e membros de bandas que tiveram pelo menos um álbum em primeiro lugar nas paradas britânicas entre 1956 e 2007. Estavam presentes intérpretes de diversos gêneros musicais, do pop ao heavy metal.
Nirvana
Janis Joplin letras


O primeiro disco da lista foi o álbum de Frank Sinatra "Songs for Swingin' Lovers!", de 28 de julho de 1956, e o último foi "Spirit", de Leona Lewis, que alcançou o topo das listas em 2007.

71 dos músicos da lista, ou 7% do total, já morreram. Porém, não houve qualquer aumento no número de mortes aos 27 anos.

Por outro lado, os músicos de 20 a 40 anos tinham três vezes mais chances de morrer prematuramente do que a população britânica em geral.

"O 'Clube dos 27' dificilmente é um fenômeno real", diz o estudo.

"A fama pode aumentar o risco de morte entre os músicos, mas este não se limita aos 27 anos de idade".

Historicamente, o período de maior risco foi aquele entre os anos 70 e o início dos anos 80, de acordo com os pesquisadores.

Depois disso, o número de mortes entre artistas que se encontravam nas primeiras posições das paradas caiu muito. Houve um período no fim dos anos 80, inclusive, em que não se registraram mortes.

O porquê disso não está claro. É possível que se deva à melhora nos tratamentos contra overdose e dependência, que teriam salvado músicos em perigo.
The Doors
Rolling Stones



O "Clube dos 27" ganhou destaque com a morte de Amy, em julho, gerando a explicação de que os músicos muitas vezes se tornam famosos pouco depois dos 20 anos e seu maior risco de morte acontece quatro ou cinco anos depois.

Um argumento ainda mais astucioso defende que os músicos que buscavam a imortalidade enfrentavam, inconscientemente, mais riscos ou até mesmo cometiam suicídio para se juntarem à elite dos roqueiros mortos.

Fiéis aos princípios do rigor científico, os autores do estudo reconhecem que o apanhado de dados apresenta algumas falhas.

Três dos membros do "Clube dos 27", Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, não tiveram álbuns no primeiro lugar e foram excluídos da listagem.

Kermit, ou Caco, também atingiu o primeiro lugar com os Muppets. O anfíbio de olhos saltados e seus amigos não são conhecidos pelo uso de substâncias ou armas. Devido a isso, num ato de justiça estatística, o estudo incluiu a taxa de mortalidade entre os atores que fizeram seus papéis.

Fonte: FrancePresse

Navegue pelas letras, traduções e muito mais de Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Nirvana, Rolling Stones, Janis Joplin e The Doors no Vagalume!