Quem acompanha a cena musical britânica de perto já deve ter ouvido ou visto um artista mencionar uma certa "Brit School". Graças aos seus inúmeros e ilustres ex-alunos a London School for Performing Arts & Technology - nome verdadeiro da escola - está se tornando cada vez mais popular e atraindo a atenção de crianças e adolescentes que sonham em estudar e desenvolver o talento para as artes.

Por isso o Vagalume vai lhe contar um pouco mais sobre essa prestigiosa escola e a opinião dos astros da música que por lá passaram antes de alcançarem o sucesso.



Adele



















A Escola

A London School for Performing Arts & Technology, localizada em Croydon ao sul de Londres, Inglaterra, foi fundada em 1991 graças ao multi-bilionário e fundador da Virgin Records Richard Branson, quando o governo britânico recrutou diversos empresários para colaborarem em projetos com o intuito de levantar a economia no final da década de 80.

Quando o empresário apresentou a ideia de criar uma escola para jovens entre 14 e 19 anos para desenvolver talentos para o canto, atuação, direção, comunicação, design e entretenimento em geral, ele ouviu da então primeira-ministra Margaret Thatcher: "Por que eu deveria apoiar um projeto que irá gerar desemprego?", dando a entender que a arte não é um ramo que leve ao sucesso profissional. Mas ele a convenceu de que estava errada e conseguiu angariar fundos para enfim levantar o projeto.

Atualmente a escola é financiada pelo estado e também recebe fundos da indústria musical britânica. Os alunos que querem ingressar na escola precisam possuir alguns requisitos de acordo ao curso escolhido, e depois de pré-selecionados passarão por um processo que pode incluir entrevistas e testes. A escola oferece estrutura e tecnologia de ponta, além de orientação e treinamento completo para música, teatro, dança, artes visuais, inclusive para quem deseja trabalhar "por detrás das câmeras". Tudo isso com custo zero para o aluno.

"O segredo é a natureza da escola. Os estudantes são encorajados a serem eles mesmos ao invés de serem estrelas pré-fabricadas. Nós não tentamos moldá-los ou trabalhamos com um modelo pré-estabelecido do que é um artista de sucesso" declarou o diretor Nick Williams.

Até o momento os músicos formados na Brit School somados já excederam 60 milhões de álbuns vendidos e mais de 7.000 ex-alunos trabalham na indústria do entretenimento e criação.



Amy Winehouse


















Ex-Alunos Superstars

Grandes e premiados nomes da música internacional, além de inúmeras celebridades do mundo do entretenimento, passaram pelos corredores da Brit School. Alguns deles são Adele, Jessie J, Imogen Heap, Dane Bowers, Kate Nash, Katy B, alguns integrantes das bandas The Kooks, The Feeling, Athlete e mais recente revelação do hip hop inglês Rizzle Kicks.

E neste ano em que completou 20 primaveras, a escola "perdeu" a sua mais ilustre representante até o momento. Amy Winehouse recebeu uma grande homenagem por conta do período em que passou na escola antes de lançar seu disco de estreia "Frank" em 2003.

Segundo um dos professores dela na época, Adrian Packer, a "arte de Amy sempre foi intuitiva e sua paixão por jazz era infectante".

Veja a seguir alguns dos talentos que saíram da Brit School e suas opiniões sobre a experiência na escola:

Adele letras

"Eu odeio pensar onde estaria se não tivesse ido para a Brit School. É bastante inspirador estar cercada de 700 jovens que querem ser algo, ao invés de 700 garotas que querem engravidar só pra conseguirem morar em seus próprios apartamentos."

Adele




Leona Lewis


"Sou filha da Brit. Lá eles te enxergam como uma pessoa e com isso você se torna criativo. Você aprende que é capaz de fazer o que quiser, só é preciso se dedicar para isso."


Leona Lewis




Kate Nash

"Eu sou muito feliz por ter estudado lá. É uma escola pública que não é cheia de mimados e crianças que querem ser famosas, cujos papais e mamães podem pagar para elas aparecerem na Tv."


Kate Nash




Veja estes e outros grandes artistas no Top 100 do Vagalume.