U2
U2
Não pensem que o U2 se tornou a "maior banda do mundo" da noite para o dia. Muito pelo contrário, os irlandeses são o clássico exemplo do grupo que vai conquistando espaço aos poucos. As coisas começaram a acontecer para eles de fato em 1983 com War, o terceiro álbum, que os tornou mais conhecidos nos EUA. Um ano depois com Unforgettable Fire, e o hit Pride (In The Name Of Love) eles foram ficando cada vez maiores. O tiro fatal veio com a antológica apresentação dos quatro no Live Aid em 1985. Com todas as atenções voltadas para eles o U2 só precisaria lançar um disco forte para ser catapultado para o megaestrelato. A missão foi cumprida com The Joshua Tree (1987).



GREEN DAY
Green Day
O Green Day também precisou ralar bastante no "udigrudi" antes de conhecerem a vida de popstars. A banda foi formada em 1987 e só conseguiu lançar seu primeiro álbum três anos depois. 39/Smooth não foi ouvido por muita gente além do público consumidor de bandas punks. Kerplunk o disco seguinte teve melhor sorte e chamou a atenção de pessoas alheias àquele cenário para a banda e o seu potencial. Não demorou muito para Billie Joe e cia. assinarem com uma grande gravadora e lançarem Dookie, um verdadeiro arrasa quarteirão. O álbum de 1994 chegou ao segundo lugar da Billboard e já vendeu até hoje incríveis 15 milhões de cópias em todo o mundo.



R.E.M.
R.E.M.
Se você sonha em se tornar músico se mirar no R.E.M. é um ótimo conselho. A banda, que acabou de anunciar sua separação após mais de 30 anos, sempre fez tudo com calma e sempre seguindo seus instintos. Assim após terem lanaçado cinco discos independentes que os tornaram heróis da crítica e do público universitário (e que também penetraram discretamente no mainstream) eles toparam assinar com uma grande gravadora. O primeiro disco do contrato, Green de 1988, aumentou o perfil do grupo que passou a se apresentar em grandes arenas. Mas o megaestrelato mesmo só veio em 1991 com o sétimo álbum, Out of Time, e o hit Losing My Religion.



RED HOT CHILI PEPPERS
Red Hot Chili Peppers
Os Red Hot Chili Peppers já vinham causando sensação desde o começo dos anos 80 com sua mistura de funk e pós-punk. Mas para eles também as coisas demoraram a acontecer. Após lançarem três álbuns que mal chegaram ao top 200 em 1989 eles lançaram Mother's Milk que emplacou alguns clipes na MTV e chegou ao 52° lugar das paradas. Percebendo que seu público aumentava o quarteto deu então seu grande passo. Chamaram o produtor Rick Rubin, transformaram uma mansão em estúdio e entregaram uma leva de canções fortes o bastante para não afastar os velhos fãs e cativar toda uma geração de novos admiradores. O resultado foi o álbum Blood Sugar Sex Magik - outro que foi lançado em 1991.



NIRVANA
Nirvana
Nirvana Krst Nososelic, Dave Grohl e Kurt Cobain
Se comparados aos outros nomes dessa lista até que o Nirvana não precisou esperar muito pelo sucesso. A banda de Seattle, ou melhor de Aberdeen, foi formada em 1987 numa época em que a ideia de que uma banda underground como a deles pudesse fazer sucesso era impensável. Dois anos depois eles lançaram seu primeiro álbum, pela independente Sub Pop. O disco chamou a atenção de alguns críticos e de colegas, tanto que foi o Sonic Youth quem os recomendou à Geffen que resolveu arriscar na banda de Kurt Cobain. O álbum que eles entregaram foi Nevermind, um dos mais bem sucedidos e importantes de todo o rock e outro que também foi lançado em 1991.