Em entrevista à revista Shortlist, Michael Stipe declarou que os fãs mais assíduos do R.E.M. poderiam ter previsto o fim da banda já que o último álbum apontava vários indícios do que estava por vir.

O vocalista revelou que um deles seria a presença de todos os integrantes na capa - algo que nunca aconteceu antes - e o fato de Michael estar acenando, o que segundo o próprio seria um adeus.

Ele apontou que a letra de All The Best também indicava o futuro do R.E.M.. Mas apesar disso Michael declarou que o baixo desempenho de "Collapse Into Now", comparado aos lançamentos anteriores, foi outro fator.

"Nós temos muito orgulho de "Collapse Into Now", mas acho que estava óbvio seu significado. Quando que o R.E.M. se colocou na capa de um álbum? Nunca. E eu ainda estou acenando, isso é um adeus."

Mesmo assim o vocalista diz ter ficado "impressionado" com a reação positiva que a banda recebeu depois do anúncio do fim em setembro. "As pessoas fizeram comentários bastante sinceros do que o R.E.M. significava para elas. Separar foi uma decisão bem difícil. Mas tivemos que fazer. Acabou" completou.

Confira o último clipe do R.E.M., We All Go Back To Where We Belong, estrelado pela atriz Kirsten Dunst.



Relembre os sucessos do R.E.M aqui no Vagalume.