O festival que promove o desenvolvimento sustentável e traz grandes artistas para se apresentarem em Paulínia, no interior de SP, está sofrendo ameaças do Ecad, órgão que cuida da arrecadação dos direitos autorais que devem ser pagos aos artistas.
DivulgaçãoBlack Eyed Peas letras

A briga começou por causa da edição do SWU que ocorreu no ano passado, em Itu. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o órgão está cobrando mais de um milhão de reais da organização do evento por direitos autorais de 2010.

Ainda segundo a Folha, o festival deveria pagar 10% da renda bruta arrecadada para remunerar os autores das músicas tocadas, mas apenas uma pequena parcela dessa dívida foi paga.

Os organizadores do SWU alegam que essa briga não poderá impedir que o evento aconteça e divulgou a seguinte nota oficial:

"A organização do SWU esclarece que está discutindo judicialmente com o Ecad os seus critérios de arrecadação e informa que não procede que o órgão tenha qualquer amparo legal para impedir a realização do festival de 2011. O evento acontece normalmente nos dias 12, 13 e 14, em Paulínia."

O Ecad também divulgou uma nota oficial e alegou que "não tem interesse em causar transtorno ao público e cancelar festivais de música, mas sim em defender e garantir aos milhares de artistas filiados à gestão coletiva a devida retribuição pela execução pública de suas obras."

Esse ano, o line-up do SWU contará com os seguintes nomes: Black Eyed Peas, Kanye West, Snoop Dogg, Lynyrd Skynyrd, Chris Cornell, Faith No More, Stone Temple Pilots e muitos outros.

Confira a programação completa no site oficial do SWU 2011.