1 - Qual foi o primeiro disco de rock da história?
Claro que esse é o tipo de questão sem uma resposta definitiva. Mas há um consenso cada vez maior de que Rocket 88 creditada a Jackie Brenston And His Delta Cats e lançado em março de 1951 foi a primeirona. Na verdade a canção foi gravada por Ike Turner, sim o futuro marido e algoz de Tina Turner, e sua banda. Brenston era o saxofonista do grupo e fez o vocal da canção.

Os princípios do rock estavam todos lá como diz o crítico Bill Dahl: a letra sem muito sentido falando sobre carros, bebidas e garotas, o solo de sax furioso e o ritmo marcante e pesado.



The Beatles letras
2 - Qual o disco mais caro e/ou raro já lançado?

Outra questão complicada, mas provavelmente não deve ter nada no mercado tão valioso quanto um acetato dos Quarrymen gravado em 1958. Nunca ouviu falar neles? Normal, você deve conhecê-los pelo nome que adotaram mais tarde: The Beatles. Desse disquinho com That'll Be The Day de Buddy Holly e In Spite Of All The Danger apenas uma cópia foi feita e ela está de posse de um tal Sir Paul McCartney, que obviamente não pretende se desfazer de tal relíquia. Mas se ele quiser pode conseguir facilmente mais de R$300 mil no artefato.

Jean-Michel Jarre
Quem também tem um disco da qual apenas uma cópia foi feita é o tecladista Jean Michel Jarre. Em 1983 ele lançou "Musique pour Supermarché" e imediatamente destruiu as fitas master, de forma a torná-lo efetivamente único.

O primeiro dono do disco foi um homem que estava em coma e despertou ao som de uma das canções do músico. Sentindo-se em débito com o tecladista ele pagou cerca de 25 mil reais pelo álbum. Ele foi vendido mais duas vezes desde então, e não se sabe quem é o atual dono.



Elvis Presley
Elvis Presley Elvis Presley (Foto: Divulgação)
3 - Qual o artista que mais vendeu discos?
Mais uma vez os Beatles. O quarteto têm vendas certificadas de quase 250 milhões de unidades, mas é possível que eles já tenham vendido o dobro (ou até o quádruplo!) disso. Em segundo lugar está Elvis Presley com pouco mais de 200 milhões de disco contabilizados, e estimativas que também variam entre as 500 milhões e o bilhão de cópias vendidas.
Essa diferença se dá porque muitos mercados não contabilizam suas vendas de forma ordenada, o que torna impossível se ter um número absoluto.
Já o disco mais vendido foi mesmo Thriller de Michael Jackson com pelo menos 65 milhões de cópias compradas ao redor do planeta, mas especialistas dizem que é bem capaz de que esse número na verdade ultrapasse os 100 milhões.



Justin Bieber letras
4 - Qual o maior astro da era da internet?
Hoje em dia não podemos mais basear o sucesso de um astro ou banda, apenas contabilizando as vendas de cds, downloads ou mesmo ingressos, isso porque a internet mudou por completo os hábitos do públcio fã de música. Daí estarem surgindo paradas que tentam contabilizar não só as vendas mas também a presença de certos nomes nas redes sociais, You Tube e sites que é o que tenta fazer o "Ultimate Chart".
Ás vezes os nomes coincidem com os da parada oficial, essa semana por exemplo o primeiro lugar está com Rihanna e sua We Found Love (feat. Calvin Harris), mas nem sempre.

Lady Gaga
Em termos gerais dois nomes brigam pela pole position de popularidade on line. o canadense Justin Bieber (acima) essa semana bateu os dois bilhões de visualizações de seu canal no YouTube. O astro também tem mais de 14 milhões de seguidores no Twitter.
Lady Gaga (ao lado) ganha de Bieber no Twitter - a Mother Monster tem mais de 15 milhões de seguidores, mas perde, por pouco, em visualizações no YouTube (1.9 bilhão). Será que algum dos dois conseguirá chegar aos 3 bilhões de acessos no YouTube?



Jean-Michel Jarre
5 - Quem fez o show com mais público?
E não é que Jean Michel Jarre está novamente presente nesse texto? Isso porque é dele o recorde de maior público da história. O francês juntou simplesmente 3 milhões e 500 mil pessoas para ouvi-lo em Moscou em 1997 (foto à direita). Jarre diga-se é uma máquina de atrair multidões - ele já tocou para plateias com mais de um milhão de pessoas pelo menos outras quatro vezes.

DivulgaçãoRod Stewart letras
Curiosamente os sites internacionais dizem que a outra estrela a ter tocado para 3 milhões e 500 mil pessoas foi Rod Stewart (á direita) e eles citam o show dele na Praia de Copacabana no reveillon de 1995. Mas, cá pra nós, a gente sabe que esse povo estaria lá com ou sem ele né?

Já o recorde de turnê mais bem sucedida acabou de ser conquistado pelo U2 que com os 110 shows da turnê 360° arrecadou mais de U$735 milhões graças aos seus mais de 7 milhões e 250 mil pagantes.



Tem mais alguma dúvida sobre a música pop? Pergunte através dos comentários que em breve responderemos as questões mais interessantes