Frank Sinatra canta com Bono
Frank Sinatra durante muito tempo classificou o rock como "sub-música". Algo compreensível para quem vinha de uma era de música sofisticada, feita por grandes compositores e cantada por gente que realmente entendia do riscado. Com o tempo ele começou a amolecer e a gravar e cantar canções do mundo pop (Stevie Wonder, Paul Simon e os Beatles foram alguns dos agraciados). Já no fim da vida Sinatra lançou um álbum de duetos. O grande hit do disco foi esse encontro entre ele e Bono do U2 em I've Got You Under My Skin de Cole Porter.




Johnny Cash canta Bob Marley
Nos anos 90 a carreira de Johnny Cash estava nas últimas. Em seu resgate veio o produtor Rick Rubin com uma ideia tão simples como brilhante: a de lhe entregar material, contemporâneo ou não, que se beneficiariam de sua voz de barítono. Assim, entre canções próprias e tradicionais, Cash também gravou Tom Petty, Bruce Springsteen, Soundgarden e fez de Hurt dos Nine Inch Nails quase que uma canção própria. Aqui ele divide o microfone com o saudoso Joe Strummer do Clash em uma tocante versão de Redemption Song de Bob Marley.





Glen Campbell canta Green Day
O renascimento artístico de Johnny Cash fez com que muitos produtores, e também as gravadoras, resolvessem tentra repetir a fórmula. Se nem sempre os resultados foram satisfatórios, de vez em quando a receita funcionou. Um bom exemplo sendo o do velho cowboy Glen Campbell que em 2008 auxiliado pelo produtor Julian Raymond também emprestou sua voz para canções do universo pop. Pode não ter vendido tanto, mas ficou muito bonito, como essa versão de Good Riddance (Time Of Your Life) do Green Day confirma.





Nelson Gonçalves canta Paralamas
Sabiam que o Brasil também teve seu "projeto Johnny Cash", de reembalar a velha guarda para a nova geração? O protagonista dela foi o grande Nelson Gonçalves, que assim como Cash teve de lutar contra vícios, a justiça e problemas diversos mas sobreviveu para contar história. Pouco antes de morrer Gonçalves lançou um disco em que botava seu vozeirão a serviço de músicas de Lobão, Lulu Santos, Kid Abelha e Legião Urbana. Essa versão aboleirada de Meu Erro ficou o fino. Pena não terem feito um clipe de verdade para ela.




Tony Bennett canta com Lady Gaga

Assim como Sinatra, o "número 2" Tony Bennett também lançou discos de duetos. O volume I saiu em 2006 e tinha Elton John, Paul McCartney e Bono. O recém-lançado Volume II vai entrar para a história por bons e maus motivos. Se por um lado o álbum fez de Bennett, 85, a pessoa mais velha a chegar no topo da Billboard, ele também será lembrado pela derradeira gravação de Amy Winehouse. Como não gostamos de despedidas melancólicas, damos adeus com The Lady Is A Tramp, o divertido encontro dele com Lady Gaga.



Gostou de ouvir a velha guarda reconhecendo o talento da nova? Curtiu ver os astros de hoje cantando as canções com mais de cinquenta anos? Comente!