O rock hoje está de luto com a morte de Jerry Leiber, um dos maiores compositores de todos os tempos. Ao lado de seu parceiro Mike Stoller, Leiber criou centenas de canções que se tornaram clássicas na voz de Elvis Presley, Drifters, Coasters e inúmeros outros. Jerry Leiber tinha 78 anos e morreu vítima de insuficência respiratória.

Apesar de serem brancos e judeus Leiber e Stoller tinham grande talento e sensibilidade para entenderem a música negra. Era comum que artistas negros ficassem perplexos quando descobriam que os autores daquela canção que eles acabaram de gravar eram dois branquelos.

Leiber geralmente era o responsável pelas letras das canções. De suas mãos saíram os versos imortais de Stand By Me (Ben E. King), Jailhouse Rock (Elvis Presley) e Hound Dog gravada originalmente por Big Mama Thornton e elevada à estratosfera por Elvis. Vale lembrar que ele sempre detestou as mudanças na letra feitas pelo Rei do Rock, ainda que obviamente não tenha reclamado tanto quando a canção vendeu 7 milhões de cópias.

À dupla também cabe os louros de trazerem o bom humor para o R&B e rock 'n roll, especialmente com as divertidas composições que fizeram para os Coasters, como Poison Ivy - que por aqui se tornou conhecida como Erva Venenosa.

Com a chegada dos Beatles e Bob Dylan com a polítca de que os artistas deveriam também serem autores de seu material, Leiber e Stoller perderam espaço, mas eles sempre continuaram juntos.

De qualquer forma eles não precisavam fazer mais nada. Artisticamente eles já haviam deixado uma obra de enorme relevo e os direitos autorais que ainda hoje as suas canções rendem foram mais do que suficientes para grantir uma vida das mais tranquilas para os dois.


Preste tributo à memória de Jerry Leiber ouvindo a imortal Stand By Me aqui na sua gravação original com Ben E. King.