Há exatos 20 anos um ainda pouco conhecido trio de Seattle entrou em um estúdio em Culver City na California para gravar um clipe de pouco mais de U$150 mil dólares. Ninguém ali presente, incluindo a própria banda, poderia imaginar que aquele seria o início de uma revolução sem precedentes no mundo da música. Mas foi isso que aconteceu, já que a banda em questão era o Nirvana que estava ali gravando o vídeo de Smells Like Teen Spirit.

De concepção simples o clipe não tinha muito mais que a banda tocando em um cenário que fazia lembrar um ginásio esportivo para uma plateia de garotos - todos fãs da banda. Mas foi exatamente essa simplicidade que acabou chamando a atenção de milhares de fãs ao redor do mundo. em uma época de vídeos megaproduzidos e com a música popular cada vez mais plástica e superproduzida, aquele trio que sabia ser dosar barulho e sensibilidade pop foi como um novo sopro de vida.

Não demorou muito para o vídeo cair nas graças da MTV e a música entrar em alta rotação nas rádios. O resto, como se diz, foi história. Relembre aqui o clipe de Smells Like Teen Spirit, seguramente o mais importante para o rock da década de 90.



Não deixe de conferir a página do Nirvana no Vagalume.