Parece que David Bowie realmente decidiu abandonar a carreira musical. O autor da mais recente biografia do músico Paul Trynka disse que só um milagre o levará de volta aos estúdios de gravação. "mas milagres acontecem" brincou o escritor. O agora recluso astro não lança material novo desde Reality em 2003.

David Bowie mudou os rumos da música pop nos anos 70 e sua influência é abrangente o bastante para ir de Madonna a Lady Gaga, de Joy Division ao Duran Duran passando pelo U2, Nirvana e outra infinidade de músicos, artistas e banda dos mais diversos gêneros. Por sua capacidade de trocar de visual e estilo musical constantemente ele foi apelidado de "camaleão".

David Bowie
David Bowie O "camaleão" David Bowie (Foto: bowiewonderworld.com)
Nos anos 80 Bowie atingiu o mega-estrelato, ainda que com discos bem inferiores aos clássicos feitos na década anterior. Nos 90 ele voltou a experimentar gravando discos de rock, música eletrônica, pop e até voltando às raízes, o resultado foram discos de alcance limitado que receberam boas críticas e venderam num patamar aceitável. Mas nada disso se tornou clássico.

Talvez por isso ele tenha decidido sair de cena. Deve ser difícil ser apenas mais um artista após ter sido o maior nome de seu tempo.

Paul Trynka é da mesma opinião e diz que acredita que o músico só voltará se puder gravar algo que realmente vá abalar as estruturas e mudar os rumos da música atual.

Confira a discografia de David Bowie no Vagalume e surpreenda-se com o camaleão do pop.