Depois que a internet fez com que a música ficasse "de graça" a indústria tenta de todas as maneiras fazer com que as pessoas paguem pela música consumida.
Uma das estratégias é a de lançar edições limitadas ultra luxuosas de grandes cds do passado e presente.

Obviamente eles sabem que estão falando com outro tipo de fã, aquele que gosta de um artista a ponto de se dispor a pagar 100, 200 ou até 1000 reais por uma edição.

U2 letrasO U2 nos anos 90, época de Achtung Baby e Zooropa
O resultado é que hoje em dia certos álbuns são lançados com cinco ou mais versões diferentes. Essas começam com o álbum original, passando por uma versão "intermediária", até chegar nos pacotes "ultimate" que só faltam trazer uma amostra de sangue do artista - ah é, os ingleses do Gang of Four já fizeram isso no começo do ano.
Nesse especial compilamos algumas das edições mais legais disponíveis, ou que logo estraão a venda, no mercado.

Se você quer ter alguma delas é bom preparar os bolsos, nenhuma delas saiu no Brasil e existem os custos de frete e impostos a serem acrescentados ao preço final. Atenção também nos sites de leilão, fóruns de redes sociais e lojas que vendem discos usados na internet. Com sorte é possível encontrar essas e outras maravilhas por um preço mais camarada.




ACHTUNG BABY - U2 - 1991 - Reedição 2011
U2
O Disco: Achtung Baby do U2 Über Deluxe
O Preço: Cerca de mil reais na pré-venda
O que o pacote traz? Além da caixa super estilosa, o fã leva 10 discos. Sendo seis cds com o álbum original e de seu sucessor Zooropa, dois cds com os remixes da época, um de b-sides e faixas inéditas, mais um com demos e mixagens diferentes e mais quatro DVDs com um documentário inédito, outro com extras, um com os clipes do álbum e mais o show da ZOO TV na Austrália (os dois últimos já disponíveis em DVD).
Algo Mais? - Sim, um livro em capa dura, mais um dos famosos "óculos de mosca" usados por Bono, versões em vinil do álbum e compactos da época, bottoms e uma cópia do fanzine oficial da banda.




TEN - Pearl Jam 1991 - Reedição 2009
Pearl Jam
O Disco: Ten do Pearl Jam 1991 Super Deluxe
O Preço:Cerca de duzentos reais nos EUA.
O que o pacote traz? Para os fãs do Pearl Jam esse é o caixote dos sonhos. Ele traz a versão original do álbum remasterizada e outra com uma nova mixagem e mais seis faixas extras e as versões também em vinil. Um DVD traz a participação da banda no Unplugged da MTV e outros dois discos em vinil trazem um show da época.
Algo Mais? Sim, uma réplica da primeira demo em fita cassete gravada pela banda, um poster , mais fotos, cartões postais, livro com textos históricos e uma cópia do caderno com as anotações feitas por Eddie Vedder durante as gravações.




STATION TO STATION - David Bowie 1976/2010
David Bowie
O Disco Station to Station de David Bowie Deluxe
O Preço: cerca de duzentos Reais nos EUA.
O que o pacote traz? Essa versão do clássico álbum de 1976 traz uma verdadeira overdose de Bowie. Cinco cds trazem alem do álbum original, um show da época jamais lançado, a versão com a primeira masterização em cd dos anos 80 e as versões para compacto de algumas canções. Um DVD tem uma mixagem em 5.1.
Algo Mais? Sim, réplica do passe para os backstages, do programa da turnê, da carteirinha do fã clube e mais alguns mimos.




BIOPHILIA - Björk - Lançamento original 2011
Björk
O Disco: Biophilia de Björk Ultimate Edition
O Preço: Cerca de 1200 reais.
O que o pacote traz? Biophilia o próximo lançamento da islandesa Björk está sendo vendido como o primeiro "disco aplicativo" já feito. Essa versão traz mais um cd com faixas exclusivas e um "manual do usuário", embalados em uma caixa de madeira. Apenas 200 unidades serão feitas e todas já foram vendidas. Ou seja, se prepare para gastar muito mais que o já alto preço original.
Algo Mais? 10 diapasões de metal cada um afinado no tom de uma das faixas do álbum