Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Conheça alguns "instrumentos de estimação" do mundo do rock

    Saiba as histórias de alguns instrumentos tão os mais famosos que quem os toca

    Há 2 anos da Redação




    A "Red Special" de Brian May do Queen
    Queen letras
    Tanto quanto os vocais de Freddie Mercury o que nos permite reconhecer rapidamente uma canção do Queen é o timbre da guitarra de Brian May. Isso é possível não só por ele ser um músico de grande personalidade mas pelo uso constante de sua "Red Special".
    Usando madeira do século 18 essa guitarra foi construída por May e seu pai quando ele ainda era um adolescente e desde então ele nunca mais a largou. Quando se tornou famoso ele ajudou a construir algumas réplicas de sua amada guitarra. Outra curiosidade: sabiam que May toca com moedas ao invés de palhetas?




    O baixo Höfner de Paul McCartney
    Paul McCartney letras
    O velho baixo em forma de violino de Paul McCartney também é daqueles instrumentos tão famosos quanto quem os toca.
    O Höfner é usado por Macca desde os tempos dos Beatles. Macca teve dois modelos do Höfner 500/1. Um deles foi roubado (caso ainda não tenha sido destruído quem ficou com ele está bem quietinho) mas o outro segue como o grande xodó do lendário músico que segue usando-o continuamente ao vivo e em gravações. O Höfner 500/1 ainda é produzido pela empresa mas ele não é nada barato. Seu preço está em torno de U$3.500.




    Trigger o violão de Willie Nelson
    Willie Nelson letras
    "Trigger" o violão usado pelo mito da música country Willie Nelson é um instrumento tão lendário que é aplaudido até quando um roadie o coloca no palco. Ele tem essa aparência de acabado por ter sido sido literalmente resgatado de um incêndio e por conter a assinatura de centenas de amigos do cantor. Nelson é tão ligado ao instrumento que já disse que se algo acontecer a ele desiste de sua carreira. Quando foi processado por evasão fiscal, Willie Nelson pediu para que sua filha escondesse seu instrumento em um local seguro até que a situação se resolvesse.




    O "kit monstro" de Neil Peart do Rush
    Rush letras
    Os bateristas não são tão fiéis a um instrumento específico, já que eles estão sempre acrescentando tambores ou mudando as configurações de seus kits. Claro que existem casos como o de Charlie Watts dos Rolling Stones e sua Gretsch dos anos 50, mas a verdade é que provavelmente não existe uma bateria mais celebrada (e invejada) que a usada por Neil Peart do Rush. Esse verdadeiro monstro das baquetas também é famoso por usar kits monstruosos. O mais recente deles, construído para a Time Machine Tour passa fácil das 50 peças entre tambores e pratos.
    Comente