You're My Best Friend - Queen
O baixista John Deacon era uma espécie de George Harrison do Queen. Quieto, de não aparecer muito e ligeriamente emburrado, ele escrevia uma ou duas canções em cada álbum da banda, que se destacavam tanto quanto as composições de Freddie Mercury ou Brian May (I Want To Break Free e Another One Bites The Dust são de sua autoria). Deacon nunca foi tão feliz enquanto compositor como em You're My Best Friend, uma bela ode à amizade lançada em 1975 e escolhida o compacto para suceder Bohemian Rhapsody. O resultado foi uma daquelas canções de fazer até o ser mais emburrado do planeta dar um sorriso graças à sua mensagem positiva e melodia perfeita.




You've Got A Friend - Carole King
Nos começo dos anos 60 Carole King escreveu ao lado de seu marido Gerry Goffin alguns dos maiores clássicos da música pop para artistas como Drifters, Shirelles, Shirelles. É dela também a imortal (You Make Me Feel Like) A Natural Woman. Na década seguinte ela se reinventou como cantora e compositora e vendeu milhões de cópias de seu álbum Tapestry. Nesse disco estava aquela que se tornaria um dos grandes hinos à amizade já escritos. You've Got A Friend não chegou a emplacar na voz de sua autora, mas se tornou um grande hit com James Taylor que regravou a canção logo depois de Carole ter lançado a versão original. Nesse vídeo os dois cantam a música.




With A Little Help From My Friends - The Beatles
Escrita por Lennon e McCartney especialmente para Ringo Starr cantar, essa ode à camaradagem se tornou um dos grandes clássicos dos Beatles. Pensando bem, não tinha como ele não cantar essa canção, já que Ringo definitivamente é o Beatle com quem nós mortais mais facilmente podemos nos identificar. Dentro do grupo ele também sempre foi o mais diplomata e o único a manter amizade com todos eles depois que a banda acabou.
With A Little Help From My Friends também recebeu uma regravação antológica de Joe Cocker que se tornou tão ou mais famosa que a original.




You've Got A Friend In Me - Randy Newman
Não deixa de ser irônico que Randy Newman, um dos mais mordazes satiristas da história do pop tenha conseguido fama e fortuna como compositor de trilhas e canções para o cinema. O fato é que Newman tem um grande talento para escrever sob diversas perspectivas e personas, o que lhe causou problemas quando gravou canções em primeira pessoa sobre não gostar de baixinhos ou outra do ponto de vista de um racista do sul dos Estados Unidos. Mas é essa facilidade e talento nato que lhe ajudam na hora de escrever canções para "crianças de todas as idades" como You've Got A Friend In Me feita para o filme Toy Story.




Bridge Over Troubled Water - Simon and Garfunkel
Desde que foi lançada em 1970 Bridge Over Troubled Water se tornou um standart, sendo regravada milhares de vezes e emocionando ouvintes ao redor do mundo. Composta por Paul Simon a música é um exemplo de como cada detalhe é fundamental na hora de se criar um clássico: a letra e sua mensagem universal sobre estender a mão a um amigo quando este estiver precisando, o arranjo, o instrumental e principalmente a interpretação, que ficou a cargo de Garfunkel. O dado curioso e triste é que esse foi o canto de cisne da dupla que se separou logo depois. após uma série de desentendimentos