Muito mais que só letras de músicas

  • Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Mais sobre
    Siga o Vagalume
    Twitter Google+ YouTube Tumblr
    Publicidade

    Bruno Mars, Ke$ha e Ryan Tedder: astros da música que obtiveram sucesso por outras vozes

    Saiba mais sobre estes três grandes compositores que chegaram no topo das paradas com suas músicas gravadas por outros artistas

    Há 2 anos da Redação

    Sabe aquele hit que você ouviu e pensou "Quem compôs essa canção genial?". Talvez você nem imagine, mas há uma grande chance dessa música, gravada por um astro, ter sido escrita por outro tão famoso quanto. Veja três ótimos exemplos de compositores que também são grandes cantores e não veem nenhum problema em ter suas criações nas vozes de outros.



    Bruno Mars letras
    BRUNO MARS: considerado um dos grandes nomes do R&B na atualidade, ele conta com uma porção de sucessos gravados por outros artistas.

    O grupo de compositores formado por ele e mais dois amigos conta com um nome próprio, "The Smeezingtons", e foi criado quando Bruno Mars fracassou na sua primeira tentativa de se lançar como cantor pela Motown Records. Na época, ele gravou várias canções compostas por terceiros e nunca nenhuma delas foi lançada. A decepção de trabalhar para a gravadora serviu pelo menos para o cantor conhecer o compositor e produtor Philip Lawrence que mais tarde o apresentou ao engenheiro musical Ari Levine e formaram o grupo.

    Desde 2009 suas criações figuram entre as mais tocadas, como por exemplo uma das canções-tema da Copa do Mundo de 2010, Wavin' Flag do canadense K'naan, Nothin' On You do B.o.B. e Billionaire (feat. Bruno Mars) do Travie McCoy que contam com a participação do cantor e Bow Chicka Wow Wow (feat. Lil Wayne) de Mike Posner. Talvez a mais bem sucedida entre todas, sem contar as gravadas pelo próprio Bruno Mars, seja Fuck You do Cee Lo Green que ainda conta com uma versão gravada pela série musical Glee.

    Ouça agora Fuck You e confira.





    Ke$ha letras
    KE$HA: Outra que ainda está no começo mas já tem tudo para se tornar uma grande compositora pop é Kesha Rose Sebert, mais conhecida pelo seu primeiro nome com o "$" no meio.

    Mesmo com apenas dois discos lançados, Ke$ha pode se considerar uma compositora de sucesso já que todos os seus singles, assim como o restante das músicas de "Animal" e "Cannibal", foram compostos por ela em parceria com outros produtores. E foi preciso muito tempo e trabalho para a autora de Your Love Is My Drug conseguir seu espaço como compositora. Antes disso ela fez figuração no vídeo de Katy Perry , I Kissed a Girl e só começou a ter reconhecimento após fazer backing vocal na faixa Right Round de Flo Rida.

    Apesar de ter colaborado nas canções This Love das australianas The Veronicas e também The Time Of Our Lives de Miley Cyrus, apenas recentemente Ke$ha chegou ao topo das paradas com uma de suas composições não-gravada por ela própria. Este feito foi conquistado com a faixa Till The World Ends, segundo single do álbum que marcou a volta de Britney Spears, "Femme Fatale". O reconhecimento foi tanto que a faixa ganhou um remix com participação de Nicki Minaj e da própria Ke$ha nos vocais.

    Confira Till The World Ends na voz de Britney Spears a seguir.





    OneRepublic letras
    RYAN TEDDER: conhecido como a voz da banda One Republic, o produtor e compositor já era conhecido no meio musical antes de ser lançado ao grande público.

    Antes de ingressar no ramo, o cantor de Secrets trabalhou como garçom e vendedor numa loja de departamento até conseguir estágio nos estúdios da DreamWorks SKG, onde cantava em demos. Aos 21 anos venceu uma competição de cantores e compositores, mas o prêmio que seria um contrato com uma gravadora nunca foi firmado. Em 2007 finalmente foi contratado por uma gravadora internacional e no ano seguinte viu sua composição Apologize em parceria com Timbaland se tornar o single mais bem sucedido da década.

    Desde então, Ryan Tedder vem se tornando um dos maiores compositores americanos. A lista de músicas que levam o seu nome nos créditos já esta na casa dos três dígitos e continua crescendo. E entre os artistas que gravaram suas criações, estão nomes de diferentes estilos como Chris Cornell, Kelly Clarkson, The Pussycat Dolls, Backstreet Boys, Jennifer Lopez, Leona Lewis e muitos outros. Sua composição de maior sucesso é possivelmente a música Halo de Beyoncé, pela qual recebeu duas indicações ao Grammy em 2010.

    Veja a seguir o clipe do super sucesso de Ryan Tedder, Halo de Beyoncé.

    Comente