Um compacto dos Sex Pistols com God Save The Queende 1977 foi considerado o disco mais valioso do mundo de acordo com a revista Record Collector. A versão que vale essa bolada é a lançada pela A&M e precisa estar em excelente condição.

Explica-se. Antes de finalmente assinarem com a Virgin, os Pistols passram pela EMI e A&M, mas ambas acabaram abrindo mão do grupo com medo da publicidade negativa que a banda poderia gerar.

Ao que se consta apenas nove cópias desse compacto foram feitas pela gravadora que as distribuiu internamente apara alguns funcionários. Por isso ele vale tanto.


Sex Pistols
Sex Pistols A capa do compacto também é uma das imagens mais icônicas da história do rock
A Virgin então assumiu a bronca e lançou o disco (a capa é a que está ao lado) que chegou ao número dois da parada. Há rumores de que na verdade ele chegou ao número um, mas que a parada foi manipulada para evitar tal "ultraje".

God Save The Queen saiu na semana do jubileu da Rainha Elizabeth. Apesar de levar o mesmo nome do hino nacional britânico, a letra dos Pistols não tem nenhuma palavra lisongeira para a rainha ("ela não é um ser humano") ou para a Inglaterra ("não há futuro no sonho inglês").

Desde então canção é presença garantida em qualquer lista de melhores ou das mais influentes músicas do rock.

Confira letras, clipes e fotos do Sex Pistols no Vagalume.